Peças Originais para Automóveis Clássicos - Onde Encontrar peças para carros clássicos

Decidi partilhar a minha experiência acerca da Lucas, mais concretamente peças electricas para automoveis clássicos. Sou já um conhecedor de longa data em como obter practicamente qualquer peça para qualquer carro(o tal bichinho da nostalgia), também já estou na idade em que se fosse eu um carro, era certamente um clássico. Na minha procura de uma bobina de ignição original e outras peças também de ignição para o meu clássico(tenho mais do que um mas este é especial), dei pois claro uma volta pela eBay, onde vi as mesma bobina da Lucas vendida a preços bem económicos, com caixas originais MAS todas ligeiramente diferentes... e de vendedores com relativamente boa reputaçãõ... o que me chamou a atenção em particular foi uma tampa de distribuidor Lucas 45d, umas marcadas com o logotipo da marca outras não, e penso que o lucro e procura de uma peça com venda relativamente baixa não compensa muito falsificar. A qualidade não desapontou na que escolhi, a cerâmica bem acabada, e a caixa também com todas as designações correctas. Comprei também diversas lâmpadas de farol, tablier etc. incluindo stock antigo vendido a granel, ainda nas antigas caixas cor-de-laranja da Lucas nos anos 70, é assim quando alguns negócios antigos fecham, em particular comércio tradicional, os restos de stock invariavelmente acabam na eBay, Amazon etc. Comprei mesmo muita coisa, dezenas e dezenas de lâmpadas, farois de origen etc. Porém o mistério levou-me de volta aos anos 90, quando comprei um farol Lucas European na loja de peças oficial da Rover em Lisboa, o farol quase identico, em caixa da Rover MAS sem a marca Lucas no próprio farol, era tipo uma cópia perfeita, chamei a atenção ao empregado e ele abriu as caixas todas que tinha e eram todas iguais, como era barato e eu tive de substituir o farol com uma certa urgência comprei e não pensei mais nisso. Tendo consciência que monter de velas de motor tanto a diesel como a gasolina falsificadas enchem a eBay, fiz mais uns inquéritos com outros entusiastas e pessoas que conheço no ramo, pessoas com muita experiência e anos de trabalho no sector automóvel, e mesmo com tanta peça falsa á venda, é de notar que alguns fabricantes já não existem na indústria, limitando-se a vender licensas para outros fabricantes usarem a sua marca. Isto para dizer que em tudo é preciso ter cautela, até porque se vendem tambem autocolantes replicas dessas peças para pessoas que querem restaurar o seu automóvel clássico com grande detalhe, e na mesma eBay vê-se á venda peças identicas sem marca(marca branca), com a marca Lucas e os ditos autocolantes... As bobines originais Lucas têm a marca em relevo no plástico superior, na eBay não vi nem uma... Mas isto não quer dizer sempre que não sejam cópias autorizadas, mas todas as Lucas DLB105 que vi têm o plastico superior branco, todas as da eBay preto... para quem quer um substituto muito proximo do original, mesmo sendo genuina, pode haver diferenças vist haverem muitos fabricantes sob licensa para a mesma peça, para outros existem mais opções, como por exemplo bobinas dal Aldon, Accuspark, Bosch, Lumenition etc. Abaixo vai um excerpto de uma explição:
A famosa Lucas, como o antigo conglomerado de manufatura de peças, não existe mais. Os vários sites foram vendidos ou fechados (como no site da Birmingham Hampton Street). Ainda existem subsídios de gestão e algumas fábricas especializadas. No momento da venda dessas empresas, a empresa controladora Lucas celebrou contratos comerciais de longo prazo, pelos quais essas fábricas podiam continuar fabricando os mesmos itens e usar a marca Lucas. Nosso entendimento da atual propriedade da Lucas é que eles fabricam componentes de frenagem modernos e sistemas de injeção de combustível. Parece haver acordos com algumas empresas para vender itens de reprodução modernos usando a marca Lucas e embalar esses itens, em nossa opinião, às vezes são bons, às vezes ruins.


Comentários

  • Como sempre boa informação, já agora qual era aquele filtro de gasolina da Lucas usado no Ford GT40?
  • admin disse:
    Como sempre boa informação, já agora qual era aquele filtro de gasolina da Lucas usado no Ford GT40?
    Se não estou em erro, esse filtro é relativamente raro embora se veja á venda em certas lojas online, é provavelmente stock velho nunca usado. Mas é porreiro ter uma peça desse calibre num clássico mais humilde.
  • editado April 2020
    Referem-se ao Lucas CAV296?

    The-Lucas-CAV296
    “O Lucas CAV296 foi projetado para ser o melhor filtro de combustível de todos os tempos. Essa é uma das razões pelas quais esse filtro era o equipamento padrão em um dos carros de corrida mais emblemáticos do mundo, o Ford GT40. Em 1966, a Ford estava desesperada para bater a Ferrari no primeiro lugar nas 24 Horas de Le Mans. Eles pretendiam construir um carro de corrida revolucionário capaz de roubar o prêmio de Enzo Ferrari. Essa intensa rivalidade é retratada de forma brilhante no recém-lançado "Ford v Ferrari".

    Somente o melhor seria para a Ford, e é por isso que eles optaram pelo filtro de combustível Lucas CAV296. Este filtro oferece filtragem muito eficiente, com separação e retenção de água eficazes. A água é coletada na base e pode ser drenada sem desmontar a unidade.

    O Ford GT40 venceu as 24 horas de 1966 do Le Man, batendo a Ferrari e conquistando as 3 primeiras posições. Esta foi também a primeira vez na história da corrida que houve uma vitória geral para um construtor americano.“
  • @nuno esse filtro talvez mereça o seu próprio tópico, considera porque já são difíceis de encontrar algumas peças antigas nunca usadas e um filtro desses é certamente um toque de classe num automóvel clássico.

  • @Nuno SFF faz lá isso, temos agora uma categoria de Automóveis. O crescimento rápido do nosso fórum exige algum trabalho de organização e como tal de certa forma contamos com os nossos membros fundadores um pouco mais.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.