Jordan B Peterson - Tragédia Vs Maldade

Quando comecei a trabalhar neste problema

Ou, eu acho, quando começou a funcionar em mim

Provavelmente estava realmente em meados dos anos 80 e me encontrei

Sofrendo de duas coisas, uma era uma longa sequência de pesadelos sobre a destruição nuclear

e eles afetam muito os sonhos e

associado a isso foi uma sensação de espanto que um

sonho que era tão terrível poderia refletir uma realidade que poderia ser tão terrível

e um adicional

espanto o fato de que, apesar

a produção de milhares e dezenas e milhares de armas de destruição inimaginável

e essa mudança qualitativa qualitativa na capacidade humana que representou

Que as pessoas pudessem viver seu dia-a-dia sem

agindo como se qualquer coisa fundamental tivesse mudado

Agora eu nunca fui capaz de descobrir porque isso me perturbou tanto

quando parecia não perturbar

para qualquer

grau profundo a maioria das pessoas que eu conhecia

Realmente não importa

O resultado disso foi que eu gastei ...

Provavelmente passei minha vida inteira tentando entender o que era o mal e, mais importante, o que pode ser feito a respeito

é uma busca estranha em alguns aspectos para um empreendimento acadêmico porque

Acadêmicos tendem a falar sobre coisas acadêmicas. E uma coisa que você pode dizer sobre o mal é que, seja o que for, não é nada acadêmico

Não é uma questão intelectual. É uma questão existencial e

não é uma questão teórica. É um problema que lida com isso

natureza absoluta da realidade e

Acho que às vezes acho que as pessoas que vão para a academia

Vá para a Academia para se proteger de ter que fazer perguntas sobre a natureza absoluta da realidade

tão

De qualquer forma, acho que antes que você possa falar sobre algo

Antes que você ouse falar sobre algo como o mal

Você deve pensar um pouco sobre o que você está falando

Em termos de definição. Eu aprendi isso eu acredito de

um historiador chamado Jeffrey Burton Russell

Que escreveu uma história muito detalhada da ideia do Diabo na década de 1980 quando,

tais histórias eram estranhas, para dizer o mínimo, ele estava muito interessado

na história da personificação das idéias do mal e

Uma das coisas que seu trabalho fez por mim foi me ajudar

esclareça a distinção entre duas coisas terríveis

A distinção que deve ser feita é a distinção entre tragédia e mal

e eu não acho que você possa falar sobre isso mal até que você o diferencie da tragédia e

então vou tentar distinguir o mal da tragédia fazendo alguma referência à condição existencial essencial dos seres humanos

Eu diria que a natureza do ser humano é tal que consiste em

um confronto com o finito limitado com o infinito ilimitado,

e que esses são os fatos básicos da questão e os fatos são que

O mundo da experiência como se apresenta

se para nós

é literalmente e não metaforicamente

complexo além de nossa capacidade de entender

e isso significa que as pessoas lidam de forma real em um processo contínuo

base com o infinito e creio que esse fato é a razão pela qual a experiência religiosa é essencialmente ...

E a crença é essencialmente endêmica à humanidade, é um humano universal

e não é porque as pessoas acreditam, é porque

a existência humana como tal consiste em um confronto entre o finito e o infinito

e os sistemas religiosos apenas levam isso em consideração

Agora, nossa finitude em face do infinito tem algumas consequências inevitáveis

e eu diria que essas consequências

são essencialmente as condições existenciais de vida. A primeira dessas consequências é que

o finito é sempre oprimido pelo infinito, tem que ser porque ele não pode encapsulá-lo e o que isso significa é que é

que o sofrimento é central para a natureza da existência humana

e o sofrimento existe como consequência das consequências de nossas limitações

Quero dizer, cada pessoa que está viva vai morrer

E cada pessoa que está viva vai lidar com doenças físicas graves e angústia mental

Se eles não sofrem, se eles não estão sofrendo diretamente, imediatamente, agora por conta própria

É quase inevitável que cada pessoa que caminha pela Terra

está enfrentando o esqueleto da realidade nesse nível sob o disfarce de um membro da família aflito

E assim o fato de nossa finitude é novamente, nenhuma questão acadêmica.

É essencial para a natureza do nosso ser e somos forçados a lidar com isso continuamente

Então, eu diria que a insuficiência é construída na experiência humana e há consequências existenciais para isso

Agora eu li algo há muito tempo e não me lembro quem escreveu, mas foi escrito sobre

Comentário judaico sobre a Torá

Deus é onisciente

onipotente e onipresente

O que falta a ele?

E a resposta é limitação

E isso é um enigma e uma resposta de brilho incomparável

no que me diz respeito, porque acho que fala

Profundamente a algo sobre a natureza central da própria existência e isso é

sem limitação, não há ser

Agora isso é uma coisa difícil de entender

Mas acho que você pode entender isso de várias maneiras diferentes

a primeira coisa que você pode querer entender é que ...

Eu jogo este jogo com meus alunos às vezes na minha classe

Eu vou até um aluno, eu escolho uma pobre vítima ao acaso e vou até eles

e dizer: Ok, vamos jogar um jogo

E eles falam: ok. E eu digo: bem, você se move primeiro

bem, eles não sabem o que fazer e a razão para isso é porque os parâmetros limitantes do jogo não foram definidos

E, como conseqüência disso, eles estão atordoados por sua liberdade infinita em completa imobilidade

e o que isso significa em certo sentido é que, na ausência de restrições sérias, não pode haver escolha

sem liberdade, sem existência. E eu acredito que isso seja

fundamentalmente verdade, assim como o fato de que o ser humano é vulnerável é fundamentalmente verdade

Aqui está outro exemplo que acho mais pessoal para mim

e surgiu na minha imaginação como consequência da minha contemplação do meu filho

vulnerabilidade. Então, tenho filhos. Eles são adolescentes agora. Eu ainda gosto deles

Uma das coisas que realmente fiquei impressionado quando meus filhos eram pequenos foi o quão perfeito

eles eram como e eu acredito que esse foi o

Benevolência de Deus em certo sentido - crianças são tremendamente difíceis

eles são uma tremenda responsabilidade - mas eles são tão perfeitos e manifestam essa perfeição em tal

maneira notável que esse é o pagamento por assumir a responsabilidade de trazê-los à existência e cuidar deles e

O problema de ser pai é que a vulnerabilidade das pessoas

pode se manifestar a você de uma forma que nunca foi o caso antes disso e

Não é assustador e é lindo, mas também é exatamente certo de certa forma, e eu estava pensando bem, olhe para meu filho

Ele é um garotinho

Você sabe que tem que persegui-lo o tempo todo, você pode deixar pessoas doentes machucá-lo

você sabe, as pessoas vão ser más com ele. Ele vai ficar desapontado com a vida dele

Ele está vulnerável, e é uma realidade trágica constante que ele é vulnerável. E eu pensei bem ok

Digamos que queremos fazer algo sobre isso, digamos que o façamos para que ninguém possa implicar com ele

para que pudesse inflá-lo a cerca de 6 metros de altura e equipá-lo com um

metálico

esqueleto e um exoesqueleto de ferro fundido, e você poderia equipá-lo com um

inteligência computadorizada que supera em muito a sua, e você poderia remover suas vulnerabilidades uma a uma, hipoteticamente

e claro mais e mais

Estamos em uma posição em que podemos fazer isso na realidade. E uma das coisas que percebi imediatamente foi que

conforme você remove as vulnerabilidades, você remove aquilo que ama

E então comecei a entender mais profundamente que a vulnerabilidade era uma pré-condição para o ser humano e que era desejável

condição prévia porque as coisas sobre a existência humana que são maravilhosas e

notáveis ​​estão tão integralmente ligados com

vulnerabilidade de que eles são realmente inextricáveis

O comentário judaico

o que

Falta infinita é finita

Existe uma maneira mais abstrata de chegar à mesma coisa

Se você pudesse fazer absolutamente qualquer coisa que quisesse a qualquer momento

e esteja em qualquer lugar que você quiser, seja o que você quiser e se não houver nada que esteja fora do seu alcance

não haveria nada a fazer porque você seria tudo de uma vez e quando você for tudo de uma vez,

que é pelo menos em princípio a posição de Deus,

Não há história e não há ser e há algo sobre ser que é uma história. E sem limitação

não há história. Então, a questão começa a se tornar, no que diz respeito à consideração da vulnerabilidade humana. Existe uma maneira de conduzir sua vida

De tal forma que a vulnerabilidade intrínseca que caracteriza sua vida

é processado, não apenas aceitável, mas desejável. E para mim essa é a questão central da existência. E eu te digo, entenda errado

e você está no caminho errado e se você está no caminho errado cara, você está em um lugar terrível

Eu diria que, em relação à tragédia, os humanos são vulneráveis ​​e isso é trágico

Mas se a tragédia é o preço que pagamos pela existência, então que assim seja, se a existência for justificável

E assim a própria tragédia, que é apenas uma revelação de nossa vulnerabilidade, não pode ser considerada mal

é apenas uma ... é uma condição de existência

E então é necessário distinguir as trágicas condições de existência do mal antes mesmo de resolver o problema

E acho que isso significa, até certo ponto, que você não deve culpar

relação entre o finito e o infinito

as terríveis falhas da humanidade que podem ser colocadas diretamente aos pés dos seres humanos

Então, terremotos não são maus e câncer não é mau e

As doenças mentais não são más e os predadores não são maus. Eles apenas fazem parte da maneira como as coisas são

Mas existem certas categorias de ação humana que são

definitivamente fora dos parâmetros da mera tragédia. E essas são as coisas que realmente temos que controlar

O mal para mim é diferenciado da tragédia por sua falta de necessidade e seu voluntariado

e

É um inquilino, eu acho, do pensamento materialista moderno que

existem causas sociais ou materiais para as ações e é uma teoria extraordinariamente útil

E eu acho ... mas acho que uma das consequências infelizes disso

é que tendemos a ignorar grande parte do mau comportamento humano e atribuí-lo a, digamos

insuficiências e condições materiais

o que não é uma teoria aceitável. Existem todos os tipos de culturas humanas que foram caracterizadas por

ausência virtualmente completa de material

Luxo, bem-estar

Cujas culturas eram altamente funcionais e altamente morais

E para descrever a propensão para o mau comportamento como consequência da desigualdade econômica

É totalmente irrelevante no que me diz respeito

O mal é mais pernicioso do que isso

Que é gerado, por exemplo, pela desigualdade social. Eu acho que é na verdade, embora

este é um pensamento assustador em alguns aspectos, é mais apropriado considerá-lo uma forma de

demonicamente

empenado

estético. E vou dar alguns exemplos do que quero dizer com isso, por exemplo

Porque a manifestação dessa estética distorcida se faz

aparente sob certas condições, por exemplo

Acho que ficou aparente na imaginação do primeiro político que cunhou a sigla

Destruição MAD ou Mútua Assegurada

Essa é uma estética do Mal, fazer uma piada

de uma situação que catastrófica

indica o tipo de malevolência que se esconde por trás do fato de que tal condição existe

O lema nos portões de Auschwitz, eu acredito,

na segunda guerra mundial

O trabalho vai te deixar livre

Essa é outra manifestação da estética do mal. É um terrível terrível

piada irônica e

É instrutivo meditar sobre que tipo de imaginação teria a arrogância de

conte uma piada tão terrível

Os campos de concentração são exemplos clássicos do mal

E acho que ao analisar pelo menos certos tipos de eventos que ocorreram dentro deles

É mais fácil ter uma ideia clara do que constitui o mal. E uma das histórias que sempre

me assombrando, eu acho, é - eu acredito que é outra história derivada de Auschwitz -

Os guardas da prisão em Auschwitz levariam os prisioneiros que já estavam destituídos de sua dignidade, e em qualquer grau

possível, sua identidade e sua cultura e sua língua e sua condição de seres valiosos. E ainda não foi suficiente

eles precisavam ser torturados além disso antes de serem mortos e a tortura geralmente consistia em um

trabalho evidentemente contraproducente

Uma situação que também frequentemente caracterizou a atividade no arquipélago gulag soviético, onde cerca de 60 milhões de pessoas morreram

Um exemplo típico de Auschwitz foi a exigência dos prisioneiros de carregar sacos de 100 libras de sal úmido de um lado do complexo e depois de volta

Isso é mal, no que me diz respeito

e você tem que pensar sobre isso de uma perspectiva estética em certo sentido, porque é uma celebração do horror

E é uma tentativa consciente de violar as condições que tornam a própria vida tolerável, e visa

desumanização

destruição do ideal

E em um nível ainda mais profundo,

vingança contra as próprias condições de existência

Tentei entender o caminho de desenvolvimento que leva a atos como esse

Minha pesquisa acadêmica, bem como minha experiência clínica

Revelou-me que

O que parece estar na base da motivação para os excessos de comportamento que caracterizam o mal

são fatores fortemente relacionados causalmente

um, arrogância e outro ressentimento

E ambos estão ligados com

vulnerabilidade do ser humano diante do infinito, mas

mas amarrado com algo mais

profundo também

O relato mais completo sobre isso que consegui, acho, compreender pelo menos parcialmente

Eu acredito que está contido nas primeiras histórias do Antigo Testamento

Em Gênesis

A história de Adão e Eva e a queda do homem. E a história imediatamente seguinte de Caim e Abel

Pelo que podemos contar, essas são histórias muito antigas. Eles são anteriores ao judaísmo, pelo menos em alguns de seus

em alguns de seus elementos estruturais

É concebível que algumas dessas histórias sejam tão antigas quanto a própria capacidade humana de contar histórias

Supondo que eles foram baseados em uma tradição oral anterior à tradição escrita

e sabemos que as tradições orais podem durar pelo menos em algumas formas inalteradas por períodos de até

25.000 anos, então as evidências antropológicas e arqueológicas são bastante claras nesse ponto

essas são histórias muito, muito antigas

E as pessoas se lembram deles e os criaram por razões que realmente não entendemos

E eles são estranhos, misteriosos e inesquecíveis, tudo ao mesmo tempo

A história de Adão e Eva, tanto quanto posso contar, é a história da chegada da consciência

A chegada da autoconsciência à humanidade

E, eu acho que o humano

A autoconsciência humana é o que nos separa dos animais

Em Gênesis há uma insistência de que

Quando Adão comeu a maçã que aquela véspera lhe ofereceu, as escamas caíram de seus olhos e a primeira coisa que ele percebeu foi que

Ele estava nu

E o que isso me parece significar é que, quero dizer ...

Acho que significa, em primeiro lugar, que as mulheres tornam os homens autoconscientes

E acho que há muitas razões para presumir que não e há boas razões evolutivas para sugerir

por que isso pode ser o caso. Porque a seleção sexual entre

seres humanos tem sido uma força primária de desenvolvimento evolutivo e seleção sexual em seres humanos

é principalmente

conduzido por mulheres. Então, por exemplo, como Roy apontou em

seu discurso para a APA há alguns anos,

e espero que consiga entender direito, o dobro de seus parentes eram mulheres do que homens. E isso significa que as mulheres

têm maior sucesso reprodutivo do que os homens e rejeitam a maioria dos homens

E a rejeição de um homem para fins reprodutivos por uma mulher é a forma mais séria de rejeição possível a partir de um

ponto de vista porque o julgamento é que

Bem, você pode ser legal o suficiente para conversar, mas com certeza não é adequado para que seus genes se propaguem para a próxima geração

Portanto, não é de admirar que as mulheres possam deixar os homens constrangidos

E eu acho que há alguma razão para presumir que são as forças de seleção sexual que as mulheres colocam sobre o homem

Isso impulsionou a rápida evolução cortical humana e o desenvolvimento da autoconsciência. Agora isso é um salto

E não há como justificar isso no decorrer desta

falar, mas acho que há uma boa razão para presumir que é o caso

Em Gênesis, os seres humanos se tornam autoconscientes e a primeira coisa que acontece com eles é que percebem que estão nus e, a seguir,

o que acontece com eles é que desenvolvem o senso moral para dizer a diferença entre o bem e o mal

E é uma coisa muito estranha porque em certo sentido antes de uma criatura ser autoconsciente

não há distinção entre o bem e o mal porque, como eu disse antes, um predador não é mau

É apenas um predador. O fato de um predador como o lobo pode ser uma tragédia para o coelho

Mas você não pode presumir que o lobo é mau apenas porque quer comer o coelho

mas com o surgimento da autoconsciência parece haver

o surgimento de um senso moral que é essencialmente exclusivo dos seres humanos e que tem algo a ver com o nosso

capacidade de refletir sobre os mecanismos de nossa ação e então, por algum motivo, poder

modificar essas ações e escolher quais implementar no futuro, no futuro

Não entendemos isso e você pode até negar, se quiser, que o fenômeno da livre escolha existe

Mas nossa cultura é essencialmente

baseado na noção de que existe e na ausência de evidências de que não, vou escolher o caminho mais fácil

e assumir que sim

Caso contrário, as coisas se desintegram e se desintegram mal

Quando...

Depois que Adão e Eva se tornam autoconscientes, a primeira coisa que fazem é se fechar. E para mim isso é mitológico

descrição da emergência da cultura como um

intersessão entre o fundamental

vulnerabilidade e nudez da forma humana e as depredações da natureza. Se você perceber que está vulnerável

e propenso à morte, a primeira coisa que você vai fazer é começar a reorganizar a maneira como você se interpreta

Para que você possa se proteger de um resultado tão infeliz

é isso, eu acho, em parte porque Deus amaldiçoa Adão com o

necessidade de trabalhar uma vez que ele descubra, uma vez que Deus descubra que as pessoas se tornaram autoconscientes. Como se você soubesse disso

que o inverno está se escondendo no futuro, por exemplo, você vai trabalhar e os animais não funcionam

eles estão apenas motivados a fazer o que quer que façam

Mas os humanos trabalham e isso significa que eles subvertem seu dia a dia

motivações, suas motivações imediatas para fins de segurança futura e há um custo real para isso

Quer dizer, parte do custo é a separação do fluxo puro e não adulterado da vida animal, e acredito que as pessoas sofrem com isso

ausência de fluxo

continuamente e

a vantagem que eles ganham com isso

É que eles podem planejar o futuro, mas a desvantagem é que eles são calculistas e frios e separados de seus próprios recursos instintivos

Eva, é claro, é amaldiçoada pelo que vai ser uma dor terrível no parto, e isso está relacionado ao desenvolvimento de

o tamanho do crânio imenso que caracteriza os bebês humanos e seu período incrivelmente longo de

dependência que também está associada ao seu cérebro imenso

Depois que Adam e Eva se tornam constrangidos, eles se escondem

E esta é realmente uma parte cômica da gênese

nunca é realmente lido como uma comédia, mas é uma comédia, mesmo a queda em si é uma comédia e ...

então eles estão se escondendo atrás de um arbusto

e Deus vem andando pelo jardim e Deus, o infinito, está acostumado a andar com Adão, sem

interrupção do fluxo de informações entre eles

Mas Adão está errado e Deus diz que você sabe

Onde você foi e Adam diz: Oh bem

Estou me escondendo. E Deus diz, o que é meio estúpido na verdade e é por isso que é uma história em quadrinhos, como se ele estivesse se escondendo atrás de um arbusto

Este é Deus, e ele pode ver através dos arbustos e, como Adão, deveria saber disso. Mas isso realmente não importa

Ele está me escondendo neste arbusto de qualquer maneira e Deus ... Então Adam diz que estou me escondendo e Deus diz: Bem

bem por que você está se escondendo? Bem, é porque Adam tem vergonha e ...

Adam diz: Bem, estou nu

E este é um exemplo do tremendo

compressão da sabedoria humana em algumas linhas que caracterizam a mitologia. Você poderia dizer: Bem, por que as pessoas se esconderiam de Deus

assim que perceberem que estão nus? E eu diria bem, isso é bastante óbvio, tipo, uma vez que você sabe que está vulnerável.

Ou você realmente tem coragem suficiente para manifestar qualquer tipo de aparência de um destino divino?

Bem, a resposta é basicamente não

E não é nenhuma maravilha. E então o esconderijo é ... As pessoas se escondem quando estão autoconscientes e vulneráveis. E do que eles estão se escondendo então?

Eles estão se escondendo de seu destino mais profundo e não é de admirar. Deus diz: Ok, sim, bem, você descobriu isso

e como isso aconteceu. E Adam diz, e isso também é cômico: Foi culpa da mulher. O que eu acho muito engraçado e

qual realmente pode ter sido o pecado original e não comer a maçã, certo? A primeira vez que

o homem culpou a mulher por sua miséria autoconsciente

Acho que essa é a queda real e não o aumento da autoconsciência em si

De qualquer forma, sabemos o resto da história. Deus diz: Oh, bem, os gatos saem da bolsa agora.

Você sabe que está vulnerável e daqui em diante começa a história. Você está fora do paraíso, você está fora do inconsciente

identificação com o mundo natural. Você vai trabalhar, vai suar muito tempo, não vai funcionar e

Mulheres, elas ficarão em dívida com seus maridos, não porque isso seja divino

fiat, mas porque o desenvolvimento ...

A dependência de desenvolvimento de um bebê humano é tão extrema que as mulheres são amaldiçoadas a depender dos homens para proteção

quando eles estão mais vulneráveis

Bem. Então, isso é autoconsciência e uma explicação de por que as pessoas se esconderiam de seu destino

Mas então a próxima história, a história de Caim e Abel realmente

elabora isso e descreve. E assim Caim e Abel, é claro, são dois filhos de Adão e Eva

E eles são realmente as primeiras pessoas

Porque, é claro, Adão e Eva foram feitos por Deus

então eles realmente não são pessoas porque as pessoas nascem. E Caim e Abel são as duas primeiras pessoas

E eles caracterizaram, pelo que eu posso dizer,

aos padrões canônicos de reação, à terrível vulnerabilidade que é revelada como consequência do desenvolvimento da autoconsciência

Caim e Abel fazem sacrifícios a Deus

Por quê?

As culturas humanas fazem sacrifícios. Isso é o que eles fazem, sacrifício, rituais de sacrifício é humano universal

sacrifícios de sangue é humano universal

sacrifício humano, pelo menos em alguns

épocas antropológicas foi considerado um universal humano. Por que as pessoas fazem sacrifícios a Deus para agradá-las?

Parece um mistério para as pessoas modernas

Eu pergunto aos meus alunos. Que sacrifícios você fez para ir para a universidade?

Bem, eles podem responder isso em

2/10 de segundo. Você sabe que eles não podem festejar tanto quanto deveriam, eles não podem beber quase tanta cerveja quanto poderiam

gostei. Mais a sério, muitos deles trabalham, muitos deles colocaram suas famílias em

sérias dificuldades financeiras para mandá-los para a universidade. Eles desistiram de todos os tipos de coisas

A fim de seguir um curso de ação que eles acreditam que melhor garantirá sua relação harmoniosa com a natureza da realidade?

Todos fazem sacrifícios. Ok, podemos dizer isso agora porque somos psicologicamente sofisticados e linguisticamente sofisticados

Nós sabemos algo sobre psicologia humana

Mas milhares e milhares de anos atrás, antes que as pessoas tivessem essa perspicácia psicológica explícita, a melhor

eles poderiam fazer é representar e contar histórias sobre psicologia humana, porque eles não se desenvolveram mais do que isso

E Caim e Abel é uma dessas histórias

Os sacrifícios são queimados em um altar

Por quê? Bem, uma fumaça sobe. Bem,

E daí? Bem, Deus está no céu e se a fumaça subir lá, ele sente o cheiro dela

Ele pode dizer qual foi a qualidade do sacrifício e você pode rir disso

E você pode pensar isso. Você pode pensar nisso como primitivo

Mas não é primitivo, é artístico e é lindo nele

E é preciso. E aqui está o porquê, é porque

antes da invenção da luz elétrica e talvez antes da invenção do fogo e ...

O mais próximo que um ser humano poderia chegar do confronto direto com o desconhecido absoluto era olhar para o céu noturno

Porque o céu noturno, especialmente quando está salpicado de estrelas

o confronta diretamente com o fato do infinito. E para fazer a pressuposição

que Deus reside no infinito, e você está tendo uma experiência direta

do infinito naquele momento, não é uma noção primitiva, é uma

hipótese inteligente e criativa

E assim, a noção de que deus ocupa o céu, o céu diurno sendo tão impressionante quanto o céu noturno, não é um primitivo

hipótese, é um reflexo da natureza de um certo tipo de experiência humana. Você queima algo e você envia a fumaça para cima

Deus consegue determinar a qualidade

de sua oferta, a qualidade de seu sacrifício

Bem, vamos ser perfeitamente claros sobre isso

Se seus sacrifícios não forem de primeira classe, a natureza de seu relacionamento com o infinito vai sofrer terrivelmente

E é exatamente isso que a história de Caim e Abel revela.

Agora Abel

Ele é um personagem confiante. Ele acredita na natureza da experiência, na natureza da existência. Quando ele é chamado para fazer um sacrifício

ele sacrifica o que de melhor tem a oferecer e isso deixa Deus feliz e por isso tudo que abel toca vira ouro

Todo mundo gosta dele, eles o respeitam. Suas colheitas se multiplicam, ele tem sucesso com as mulheres

Além disso, ele é um cara maravilhoso, então você dificilmente poderia imaginar uma criatura mais irritante se você tentasse fazer isso

Considerando que Caim reagiu à sua autoconsciência retirando-se do infinito

E há um enorme perigo nisso, porque começa a significar que ele depende exclusivamente de si mesmo

dispositivos tortuosos para

Venda seu navio pelas costas da vida

Ele acredita, à medida que sua arrogância se desenvolve, como conseqüência desse afastamento do infinito

Um contato que ele não tolera porque não tolera sua própria vulnerabilidade, que é capaz de enganar a própria estrutura da realidade para oferecer

sacrifícios de segunda categoria para o próprio Deus, que pode ver

absolutamente tudo porque o infinito é absolutamente tudo e ainda assim prevalece

Bem, nem preciso dizer que isso não funciona

E não funciona de forma óbvia se você falar com as pessoas e elas revelarem a você

sofrimento desnecessário é muito simples olhar por trás do que eles têm a dizer

Eles vão te contar as más decisões que tomaram

em suas vidas e as oportunidades que não aproveitaram e as chances que não

eles não tiveram coragem suficiente para compreender os sacrifícios que deixam de fazer. Não há nada de misterioso nisso

E suas próprias experiências os ensinam muito bem que patologizaram a relação que têm com a natureza da realidade

Bem, isso é uma coisa terrível. Bem, e Caim está terrivelmente infeliz

Ele está infeliz porque nada do que ele quer acontece

E isso é em parte porque ele realmente não quer, porque se ele realmente quisesse, faria os sacrifícios certos

E o sal é esfregado em suas feridas pela existência de seu irmão, para quem tudo parece simples

Mas é claro que realmente não é. Caim vai reclamar com Deus

E eu tive que ler três ou quatro traduções diferentes desses versículos em particular para descobrir o que isso significava

E ele diz

O que diabos está acontecendo aqui? Estou trabalhando até os ossos

Estou sacrificando coisas à direita e no centro. Tudo

Eu toco vira terra, tudo vira contra mim. Tipo, o que há com a natureza da realidade?

A vulnerabilidade essencial de Caim é revelada

E exacerbado por sua atitude patológica para com suas próprias ações. Deus diz a ele, essencialmente

O pecado é um gato predatório que

se agacha na sua porta e salta sobre você à vontade

Mas se você apenas quisesse, você poderia dominá-lo.

E isso é absolutamente

a última coisa que Caim quer ouvir, porque se as coisas vão de mal a pior para você

e você está desempenhando um papel causal nisso

Não há nada mais horrível que alguém possa fazer a você

Mas revelar a você de uma maneira que você não pode negar, que você é totalmente cúmplice de sua própria morte

E é exatamente isso que Deus fez com Caim. E então, o que Caim fez?

Bem, a coisa lógica seria ouvir, porque se a própria estrutura da realidade lhe diz algo

É melhor ouvir, pois não há como escapar disso. Mas não é isso que Caim faz. Ele está tão irritado com sua vulnerabilidade essencial,

comprometido e exacerbado por sua falha em fazer os sacrifícios apropriados e em se conduzir de forma adequada

que ele decida, então e ali, número um, destruir seu ideal, para reduzir a tensão que ele sente

quando esse ideal existe como um ponto de contraste e número dois, para destruir o filho favorito de Deus. E então ele sai para o campo

e mata Abel. E Deus chega e diz: Onde está meu filho preferido? E Caim disse:

Eu o matei

E é tão interessante para mim que essa história seja colocada ... Na verdade, é a terceira história do antigo testamento

É com as histórias arcaicas

E é uma história que revela, tanto quanto posso dizer, que existem dois padrões essenciais de reação ao

condições vulneráveis ​​de existência autoconscientes. E um é

humilde

abordagem ao infinito com tentativas determinadas de fazer os sacrifícios apropriados

A outra é arrogância, ressentimento, guardar tudo de bom para si

e a degeneração da alma em algo que é homicidamente assassino

Bem, a história não para por aí. É realmente comprimido nesta parte

E isso talvez seja porque parte dela se perdeu com o passar do tempo. Mas a próxima coisa que acontece é que

Bem, Deus não pune Caim

E você pensa

Isso é estranho. Quero dizer, em todo o antigo testamento, Deus, ele está punindo as pessoas à direita e no centro

Por que não Caim? E você pensa, bem

Ele marca Caim, e diz às pessoas que estão por perto que devem deixá-lo em paz

Porque ele foi marcado por Deus para ser deixado sozinho. E a razão para isso eu acho

E isso é algo que se reflete em nosso sistema jurídico, é que

Assassinato promove vingança

E a vingança destrói sociedades. E então Deus põe fim à situação, ali mesmo, dizendo às pessoas

que, apesar do fato de Caim ter

cometeu um crime terrível que não haverá retribuição

Caim sai e se casa e tem várias gerações de descendentes

Se você insultar um membro da primeira geração da prole de Caim

ele não te mata, mata sete de vocês

E se você insultar um membro da segunda geração da prole de Caim

ele não mata sete de vocês, ele mata sete vezes sete de vocês

E então no caminho da descendência de Caim está Tubal Caim

E Tubal Cain é o

artífice de armas de guerra e

isto

Uma história incrivelmente brilhante diz de uma forma incrivelmente compacta que a motivação que impulsiona

o cometimento das piores atrocidades humanas é uma consequência social inevitável da recusa do

indivíduo autoconsciente para fazer os sacrifícios adequados para estabelecer uma vida harmoniosa e

sua conseqüente degeneração em uma espécie de raiva assassina e cheia de ressentimento

propagando-se infinitamente através de suas variações na sociedade até que tudo chegue ao fim

E a próxima história é o dilúvio

E não é surpreendente

Porque se as coisas vão de mal a pior por tempo suficiente

tudo cai

E é uma história assustadora. Eu não entendi essa história. Eu não entendi essa história por anos

Não foi realmente até que eu li Alexandr Solzhenitsyn

que eu desenvolvi, eu acho, a capacidade cognitiva até mesmo de entender o que a história significava porque

Solzhenitsyn disse em seu discurso de aceitação do prêmio Nobel

Uma única pessoa que para de voar pode derrubar uma tirania, o que é impressionante de se dizer

Mas eu também diria algo que foi amplamente demonstrado no século 20, porque temos

exemplos históricos de pessoas que fizeram exatamente isso. Gandhi fez isso, Václav Havel fez, Nelson Mandela fez

O Arquipélago Gulag de Solzhenitsyn foi definitivamente um dos golpes de machado que derrubou a União Soviética

Uma conquista impressionante para uma pessoa que começou a escrever esse livro por

memorizá-lo quando ele era uma vítima do campo de concentração, tão longe da fome

Isso mostra a você,

tão claramente quanto possível, o quão poderoso o espírito humano pode ser se estiver disposto a assumir o

obrigação de sua relação com o divino. E também como as coisas podem se tornar terríveis se a responsabilidade desse fardo não for assumida

Agora, não é de admirar, pelo que posso dizer, que as pessoas não pensem assim porque

Pensar assim é catastrófico de certa forma

Porque o fardo que coloca sobre o indivíduo é tão extremo que é quase insuportável enquanto em um ...

Mas é exatamente por isso que é no Gênesis, para começar, que Adão se esconde, mas ele se torna consciente de sua própria vulnerabilidade

É como se ele pensasse bem uma criatura como eu, eu nunca suportaria bem um fardo tão

há muito mais nas pessoas do que aparenta

E a única maneira de aprender isso foi olhando para as pessoas e para mim. Das pessoas e minhas

capacidade para o Mal, porque comecei a perceber que

nós nos consideramos pequenos seres estreitos em um tipo particular de caixa e há um verdadeiro conforto nisso, embora haja uma limitação tremenda

Você não pode ver como sair dessa caixa até saber. Bem, o que ensino aos meus alunos

Eu os ensino sobre a Alemanha nazista

e tento fazê-los entender que há uma probabilidade esmagadora se eles estivessem na Alemanha nazista no

Década de 1930 que eles teriam sido criminosos e nazistas. Uma probabilidade esmagadora

E se eles não podem aceitar isso, porque é um fato histórico, eles não têm absolutamente nenhuma ideia de quem são

Agora, imaginar-se como um perpetrador nazista é uma coisa insuportavelmente aterrorizante de se fazer

Mas eu não acredito que você possa fazer ...

Eu não acho que você tenha qualquer insight sobre sua capacidade para o bem

até que você tenha uma visão bem desenvolvida da sua capacidade para o mal

Porque as pessoas podem te dizer até ficarem tristes sobre sua capacidade para o bem, isso soa como ...

Parece pensamento positivo. Parece o tipo de coisa que um anunciante pode lhe dizer na TV

É bom demais para ser verdade

E eu não acho que as pessoas acreditam

Mas acho que se você disser às pessoas que, nos cantos frios e escuros de suas mentes, há

motivações que são tão terríveis que eles iriam traumatizar

se alguma vez foram revelados, que todos sabem em algum nível de análise que isso é absolutamente verdade

Você pensa ... Há evidências ao longo da história de que é possível que as pessoas sejam

iluminado. E você pensaria,

uma vez que a iluminação é vista como o medicamento para a vulnerabilidade e a morte que todos estariam lutando

tão difícil quanto eles poderiam ser iluminados, se tal estado exatamente e precisamente

existe, mas se a barreira para a iluminação é o desenvolvimento da autoconsciência do indivíduo

infinita capacidade humana para o mal, então você pode ser

imediatamente

convencido sobre o porquê

A iluminação é tão escassa

Quando eu

terminei meu primeiro exame provisório dos tipos de motivações que levaram as pessoas a estabelecer campos de concentração

e para torturar terrivelmente as pessoas nesses campos, cheguei a uma terrível conclusão

Foi uma conclusão que

Acho que de certa forma foi a pior coisa que já me aconteceu, talvez intelectual e moralmente, pensei

Eu vim entender

porque é que as pessoas dependiam de sua identidade de grupo em sua identificação cultural,

porque isso ajudou a se proteger de sua própria vulnerabilidade

Você tem que acreditar nas coisas porque você simplesmente não sabe tudo, então você tem que acreditar nas coisas que preenchem as lacunas

as crenças preenchem as lacunas

Se as crenças forem retiradas de você, então seu

as defesas contra o infinito são destruídas. E não é de admirar que as pessoas defendam suas crenças

Eu pensei, bem, se você está muito envolvido na defesa de suas crenças, você estará disposto a matar outras pessoas em sua defesa

E somos tão poderosos tecnologicamente agora que não podemos mais estar dispostos a matar outras pessoas em defesa de nossas próprias crenças, porque

o tempo para isso já passou

E eu percebi bem com você que se você não defender suas crenças, você se deixará desolado

Você está aberto às depredações do infinito. Isso é igualmente

intolerável, parece não deixar saída

Há uma saída, você sabe, e eu acho que é a saída que

pessoas genuinamente religiosas tentaram oferecer a humanidade por milhares e milhares de anos. E a saída do enigma

colocado a você por sua confiança em crenças ideológicas e sua vulnerabilidade em face do desconhecido, é o desenvolvimento de

um personagem verdadeiramente integrado e poderoso. E isso é um

desenvolvimento individual e isso significa

confronto constante com coisas que você não entende e tentativas constantes de garantir que seu personagem seja composto de verdade e

solidez ao invés de engano

E fazer de si mesmo algo que é construído sobre uma rocha e não baseado na areia. E o fato é que uma coisa é dizer às pessoas que

porque talvez eles devessem cuidar de si mesmos

Mas eu não sei se isso é o suficiente para dizer às pessoas porque elas não se cuidam muito bem

Mas é uma coisa completamente diferente de se dizer olhe, você sabe, toda vez que você toma uma decisão moral patológica

você move aquele do mundo um passo mais perto da aniquilação completa

E eu absolutamente acredito nisso. Acho que a evidência histórica é cristalina

E também acho que toda vez que você toma uma decisão moral apropriada e manifesta coragem moral diante de sua própria vulnerabilidade

então você move o mundo um passo além do intervalo

E todo ... esse é o caso de cada pessoa. Você sabe, disse Solzhenitsyn, baseando-se em sua formação cristã ortodoxa oriental:

Cada pessoa é o centro do mundo

Como centro do mundo, não "o" centro do mundo. O mundo é um lugar complicado. Pode ter todos os tipos de centros

É difícil acreditar que você pode ser um deles, mas

tudo sobre a existência humana é difícil de acreditar

O fato de estar aqui é difícil de acreditar, a natureza disso é difícil de acreditar

Tudo que o ser humano faz é assim

ridículo e notável que seja como se fosse um milagre que ocorre de forma consistente e constante. A ideia de que cada um de vocês pode ser

um centro do cosmos, naquele

mistura infinita de ridículo e absurdos, dificilmente é mais do que mais uma coisa ridícula de engolir

Bem, vou resumir, eu acho

Eu disse que a tragédia é uma pré-condição para ser

O ser é a interação entre o finito e o infinito. E nessa interação há tragédia. E não há como sair disso

Mal é algo diferente

O mal é a tentativa consciente de tornar as condições de existência mais patológicas do que deveriam ser. E é motivado pela intenção consciente

As motivações surgem porque as pessoas pagam um preço terrível por sua autoconsciência

E essa consciência é a consciência de sua vulnerabilidade. E isso é uma coisa terrível de se estar ciente

Essa vulnerabilidade pode ser enfrentada diretamente, aceita e as decisões apropriadas podem ser tomadas. Alternativamente, as pessoas podem se refugiar em seus próprios

arrogância racionalista e tentativa de enganar a si mesmos e a todos sobre a natureza de sua própria existência e sobre a natureza da realidade

Esse caminho leva a nada além da destruição

Acho que há uma boa razão para supor que é tarde demais no ...

em nosso curso de desenvolvimento como uma espécie para que esse caminho seja mais aceitável

porque somos muito poderosos, e se muitas pessoas permanecerem nesse caminho, vamos nos destruir

Então, eu diria que à medida que nos tornamos mais poderosos tecnologicamente, um fardo moral crescente está sendo colocado sobre cada um de nós

É importante, para o destino do cosmos, se você acerta ou não seu ato moral

E não quero dizer isso de uma forma trivial

Acredito que isso seja tão próximo de um fato empírico quanto qualquer coisa que possa ser demonstrada

E também acredito que isso seja algo tão assustador de se considerar quanto qualquer coisa que você possa imaginar. E talvez seja pedir muito às pessoas

Mas você sabe que nossas grandes tradições religiosas

nos lembre continuamente de que dentro de cada ser humano existe uma centelha de divindade. E essa ideia é uma pré-condição

para todo o nosso sistema jurídico

Sempre existe a possibilidade de que seja verdade

E se for verdade, significa que existe uma avenida infinita de

potencial que se abre para cada pessoa. E que a habilidade

transformar as terríveis condições da realidade em algo não apenas aceitável

mas digno de celebração, na verdade está ao nosso alcance

Uma alternativa para isso, a alternativa para isso é a geração contínua de uma espécie de inferno. Assim é

incompreensivelmente horrível que,

por quaisquer padrões de pessoa razoável,

tem que ser considerado como algo a evitar

É tudo o que tenho a dizer sobre isso.

Comentários

  • Muito interessante mesmo, muito bom que vc coloca também Jordan Peterson traduzido em português, é mais fácil para encorntrar com a busca aqui.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.