Viver em Andorra - Morar em Andorra - Como morar viver em Andorra

Achei bem abrir a discussão acerca de emigrar para Andorra, viver em Andorra como expat etc. Para quem sabe pouco acerca da realidade de viver em Andorra seria bom fazer um tópico tipo pergunta/resposta.

Alguém aqui viver presentemente em Andorra?

Comentários

  • As coisas não estão fáceis para os Portugueses em Andorra... Trabalham principalmente na Hotelaria e Construção.

  • Gostava muito de ir viver para Pas de La Casa com o meu filho.
    Eu preciso de arranjar trabalho, o meu filho trabalha remotamente.

    Podem-me ajudar no sentido de me dizerem se será fácil arranjar trabalho para mim, uma vez que será a forma mais fácil de ficar em Andorra.

    Conseguem-me dizer qual a melhor forma de ir para Andorra?
    Há tanta burocracia e exigências para se poder ficar a residir em Andorra.

    Desde já muito obrigada pela vossa compreensão e ajuda.
  • @Romy disse:
    Gostava muito de ir viver para Pas de La Casa com o meu filho.
    Eu preciso de arranjar trabalho, o meu filho trabalha remotamente.

    Podem-me ajudar no sentido de me dizerem se será fácil arranjar trabalho para mim, uma vez que será a forma mais fácil de ficar em Andorra.

    Conseguem-me dizer qual a melhor forma de ir para Andorra?
    Há tanta burocracia e exigências para se poder ficar a residir em Andorra.

    Desde já muito obrigada pela vossa compreensão e ajuda.

    @Romy Residir em Andorra depende um pouco do seu país de origem, Portugal e Brasil por exemplo têm protocolos diferentes com os países da Europa, Andorra por outro lado está fora da área Shengen mas mantém alguns acordos com por exemplo Espanha e França. Por outro lado o trabalho nesta altura tem um grau de dificuldade considerável devido á pandemia do Covid-19, e se muito do trabalho em Andorra depende da indústria hoteleira(pelo que ouvimos aqui) mais difícil ainda fica. Mas claro que isso depende muito da sua área, imagino que profissionais em áreas como a medicina ou trabalho essencial até esteja em alta procura. Pode sempre considerar viver em França ou Espanha perto de Andorra por exemplo se tiver dificuldades temporárias em residir em Andorra devido á pandemia ou visto.

  • Bom dia,
    Muito obrigada pela sua amável atenção e explicação.
    Pois eu estou ciente de tudo isso, mas gostávamos imenso de ir para Pas de La Casa.
    Será que arranjar trabalho em hotel como camareira será difícil?
    O meu filho trabalha remotamente com uma empresa americana.
    Ele pensou em criar uma empresa Unipessoal caso seja possível, para podermos residir em Pas de La Casa e assim pagava os devidos impostos a Andorra, claro.
    Isso é possível?
    Já contactei embaixada, serviços de emigração, mas não consigo respostas a esta questão. Só me dizem que tenho que ter contrato de trabalho... Isso eu sei.
    Uma vez mais agradeço a sua amável atenção.
    Cumprimentos
  • @Romy Será boa ideia apostar na hotelaria como emprego nestes tempos de pandemia?

  • @Romy disse:
    Bom dia,
    Muito obrigada pela sua amável atenção e explicação.
    Pois eu estou ciente de tudo isso, mas gostávamos imenso de ir para Pas de La Casa.
    Será que arranjar trabalho em hotel como camareira será difícil?
    O meu filho trabalha remotamente com uma empresa americana.
    Ele pensou em criar uma empresa Unipessoal caso seja possível, para podermos residir em Pas de La Casa e assim pagava os devidos impostos a Andorra, claro.
    Isso é possível?
    Já contactei embaixada, serviços de emigração, mas não consigo respostas a esta questão. Só me dizem que tenho que ter contrato de trabalho... Isso eu sei.
    Uma vez mais agradeço a sua amável atenção.
    Cumprimentos

    Talvez seja boa ideia esperar algum tempo antes de ir para Andorra, a situação da pandemia é imprevisível nesta altura, e não sei ao certo quanto tempo tem de trabalhar em Andorra até ter direito a subsídios, segurança social etc.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.