Lucas CAV296 - O Melhor Filtro de Combustível de Todos os Tempos

Seguindo a vossa sugestão apresento então o Lucas CAV296, que de acordo com muitas fontes no assunto foi projectado para ser o melhor filtro de gasolina de todos os tempos, com um historial impressionate de aplicações em automóveis históricos e patamares de competição.

Lucas CAV296?

“O Lucas CAV296 foi projetado para ser o melhor filtro de combustível de todos os tempos. Essa é uma das razões pelas quais esse filtro era o equipamento padrão em um dos carros de corrida mais emblemáticos do mundo, o Ford GT40. Em 1966, a Ford estava desesperada para bater a Ferrari no primeiro lugar nas 24 Horas de Le Mans. Eles pretendiam construir um carro de corrida revolucionário capaz de roubar o prêmio de Enzo Ferrari. Essa intensa rivalidade é retratada de forma brilhante no recém-lançado "Ford v Ferrari".

Somente o melhor seria para a Ford, e é por isso que eles optaram pelo filtro de combustível Lucas CAV296. Este filtro oferece filtragem muito eficiente, com separação e retenção de água eficazes. A água é coletada na base e pode ser drenada sem desmontar a unidade.

O Ford GT40 venceu as 24 horas de 1966 do Le Man, batendo a Ferrari e conquistando as 3 primeiras posições. Esta foi também a primeira vez na história da corrida que houve uma vitória geral para um construtor americano.“

Comentários

  • Bom, já me perguntaram quem os está a vender, posso dizer que são caros e existem alternativas practicamente idênticas de outras marcas. Digo isto porque custam 4x menos e como não há muita ciência na armação metal/alúminio que os destaque, os Lucas CAV 296 vendidos como novo velho stock(new old stock) vão manter pouco mais do que a marca Lucas na peça após uma mudança de elemento de filtro, o substituto quase original vai ser da Delphi HDF296 ou Crosland 522 ou Baldwin BF825 que começa a soar mais e mais a filtro de diesel agrícola, existem opções da Delphi que incluem a armação de metal/alúminio? por uma fração do preço, tem o aspecto original e a eficácia deve ser a mesma ou superior visto que são elementos modernos.
    E vamos ser sinceros numa coisa, não é coisa que vá aumentar o valor do clássico em muito. A capacidade do filtro vintage é de 45 litros/hora as alternativas modernas 150 litros/hora, claro que o elemento do moderno é o substituto do antigo, logo a capacidade deve aumentar com a mudança de elemento.

    Bom eu estou para comprar um e partilho a minha decisão aqui quando o fizer, o original LUCAS CAV 296 / c/elemento 7111-296 custa mais do que 100 Euro ou +- £95 GBP.

  • editado April 2020

    Bom seguindo um pouco o que disse no tópico relativo ás minhas experiências acerca de onde encontrar peças para automóveis clássicos, parece então que a Lucas vende a licença para que outros usem a sua marca nos seus productos que visam substituir os componentes clássicos, e mesmo componentes modernos como é o caso da Lucas Diesel Systems que se manteve com o nome até ser vendida á Delphi que foi vendida á Delphi Industries.

    O caso da CAV Ltd cujo nome é a marca que distingue os famosos filtros de combustível CAV foi adquirida pela Lucas em 1926, e mais tarde entrou em parceria com a Bosch, para mais tarde pertencer inteiramente á Lucas, ficando Lucas CAV, o que nos leva ao nome deste famoso filtro que agora está nas mãos da Delphi e as diferenças do design dos diversos modelos não apresentam muitas diferenças dos originais, á excepção da performance dos elementos que é muito superior em termos de capacidade 150 L/H em comparação aos 45 L/H do original.

    Decidi comprar um da Delphi por uma fração do preço, o corpo filtro é practicamente idêntico e os componente podem mesmo ser desmontados e usados para reparar o CAV296 original, não terá a marca Lucas CAV estampada mas sincereamente não é muito perceptivel, para que quiser o look do filtro antigo, pode imprimir um autocolante com o logotipo original e colocar por cima do da Delphi.

    Para os mais puristas, podem pois claro comprar o filtro New Old Stock Lucas CAV296, mas os elementos de serviço, o filtro própriamente dito vai ser da Delphi, a menos que encontrem alguns antigos pela net, mas mesmo assim não faz sentido usar um componente menos eficaz, levando-nos de novo á situação do autocolante...

    Para comparação vejam o Delphi SAE5 (elemento HDF296)

  • E o SAF4...

    Existem mais opções da Delphi, portanto dá que pensar, afinal quem tem um GT40 pode perfeitamente reparar o que lá está com os componentes da Delphi, se bem que voltamos ao logotipo autocolante :)

  • epá tu percebes mesmo disso! hobby?

  • @tuga mais ou menos um hobby, gosto de aplicar a engenharia que estudei a coisas prácticas do dia-a-dia.

    Resta apenas dizer que este filtro é bastante grande, e normalmente recomendado para Diesel hoje em dia, são vendidos como filtros de combustível/filtros para diesel.

    Restam algumas questões dependendo da situação de cada um:

    • Instalar o filtro de gasolina antes ou depois da bomba de gasolina?
    • No caso de alguns carburadores usar a entrada suplente do filtro para o tubo de retorno?

    E mais algumas, os filtros de gasolina que o pessoal monta são normalmente muito mais pequenos...

  • NICE PARA QUEM VIVE NA EUROPA.
    AQUI EM AFRICA ENCONTRAS DA MARCA GUD E PIRATEADOS. NEM ORIGINAIS SAO.
    OS NIGERIANOS CONTRABANDEIAM TUDO. TEEM O MERCADO DE PECAS DE AUTOMOVEIS EM AFRICA E TUDO PIRATA.

  • @Julinho disse:
    NICE PARA QUEM VIVE NA EUROPA.
    AQUI EM AFRICA ENCONTRAS DA MARCA GUD E PIRATEADOS. NEM ORIGINAIS SAO.
    OS NIGERIANOS CONTRABANDEIAM TUDO. TEEM O MERCADO DE PECAS DE AUTOMOVEIS EM AFRICA E TUDO PIRATA.

    E a qualidade é comparável?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.