Chave Móvel Digital (CMD)
A Chave Móvel Digital (CMD) é um sistema simples e seguro de autenticação dos cidadãos em portais da Administração Pública na Internet e recentemente passou a estar disponível também em alguns sites de empresas privadas.
Se ainda não pediu a sua chave móvel saiba como o pode fazer e como a pode usar.
O que é a Chave Móvel Digital?
A Chave Móvel Digital é um meio de autenticação que permite a associação de um número de telemóvel ao número de identificação civil (NIC) para um cidadão português e o número de passaporte para um cidadão estrangeiro residente em Portugal.
Onde pedir a chave móvel?
Além do cartão de cidadão, o utilizador pode solicitar a sua chave móvel digital que permite a associação de um número de telemóvel e/ou e-mail ao número de identificação civil (NIC), para um cidadão português, e o número de passaporte para um cidadão estrangeiro residente em Portugal.
O pedido da Chave Móvel Digital pode ser realizado por cidadãos de idade igual ou superior a 16 anos, que não se encontrem interditos ou inabilitados, online ou presencialmente.
Como usar a chave móvel?
Usar a Chave Móvel para se autenticar é algo bastante simples. Para este tutorial vamos considerar o site da EDP que recentemente ganhou também suporte para autenticação via CMD. Para tal basta que acedam aqui e depois carreguem no logo associado à autenticação via CMD.
Em seguida basta que autorize a autenão via CMD, indique o número do seu telemóvel e depois introduza o PIN associado. Em seguida irá receber um Código de segurança via SMS que terá de introduzir na plataforma.
Se tudo estiver correto basta que carregue em Confirmar para proceder à autenticação no serviço.
São apenas estes os passos para que, atualmente, se possa autenticar em sites do Governo e de empresas como a MEO, EDP, Millenium e Activo Bank. Se ainda não pediu a sua chave móvel, é melhor pensar nisso, pois através deste sistema de autenticação tudo é mais simples e cómodo.
Autor: Pedro Pinto
Comentários
Não esquecer de referenciar as fontes de conteúdos ou artigos aqui partilhados, usar também um serviço de hospedagem de imagens que não seja um “hotlink” da página do artigo original. Usem serviços como Image BB para hospedar as imagens que partilham aqui.
Obrigado estimado Nuno. Bem Haja.