Portugueses na Guerra Civil Americana
Ao deflagrar a Guerra da Secessão nos EUA, a União, muito diminuída pela súbita deserção de importantes quadros de comando, oficiais de estado-maior e numerosas unidades de infantaria, cavalaria e artilharia que tomaram voz pela Confederação, decretou a mobilização geral. O processo era lento e requeria pesada logística e muitos meses de instrução, antes que as novas formações pudessem ser aplicadas com sucesso em missões de combate, pelo que a urgência da situação impôs que todos os voluntários com experiência militar ou prática no uso de armas de fogo fossem agrupados em milícias e enviados para a frente, tentando assim conter as esperadas arremetidas sulistas e ganhar tempo até que o exército estivesse condições para ripostar.
Nos Estados do Norte viviam milhares de imigrantes recém-chegados da Europa, pelo que aos centros de recrutamento afluíram muitos italianos, espanhóis e portugueses com formação militar adquirida nas guerras da reunificação italiana, na primeira e segunda guerras Carlistas e na guerra civil portuguesa. Em Maio de 1861, um mês após o início do conflito, o Comité de Defesa da União, criou o 39º Regimento Voluntário de Infantaria de Nova Iorque, também conhecido por Guarda Garibaldi. Integrando onze companhias - 3 companhias de alemães, três de húngaros, uma de suiços, uma de franceses, uma de italianos, uma de espanhóis e uma de portugueses - ao Regimento foram atribuídas missões de grande responsabilidade, nomeadamente a defesa imediata do perímetro da capital da União (Washington) e, logo de seguida, integrada no Exército do Potomac, o reforço do Teatro Oriental da guerra - Virgínia , Virgínia Ocidental , Maryland e Pensilvânia.
Foi num contexto de grande incerteza, dominado pelas primeiras grandes vitórias sulistas que o Regimento participou na primeira batalha de Bull Run (Julho de 1861), saindo muito desfalcado e requerendo recomposição de efectivos. Em Julho de 1863, na maior batalha da guerra, em Gettysburg, ocupou a ala esquerda do dispositivo da União, aguentando e repelindo todas as tentativas de envolvimento do exército de Lee. Nesta sucessão de operações, o 39º perdeu um terço dos seus efectivos.
Após a sangreira de Gettysburg, por incapacidade de preencher as fileiras, a Secretaria de Estado da Defesa permitiu que a unidade recebesse mancebos comuns, isto é, cidadãos norte-americanos já nascidos na União.
In Nova Portugalidade