Sobrevivencialismo [Survivalism] [Preppers] Preppers Lusófonos

editado November 2019 em Curiosidades
OK o sobrevivencialismo tem uma tracção considerável em muitos países, por vezes devido a questões históricas que influenciaram as suas sociedades, uma alusão a isto é por exemplo os países dos antigos blocos comunistas(Soviéticos) onde havia escassez de bens ao ponto de as pessoas comprarem dois artigos de cada para se precaverem de tal situação acontecer no futuro com coisas importantes como peças agricolas etc. Outro ponto são pois claro os desastres naturais que podem facilmente criar situações difíceis nesse sentido, assim como as linhas de pensamento Prepper” que apelam á auto-suficiência como liberdade pessoal, os documentários não faltam pois claro e gostaríamos de saber o que pensam. Existem Preppers Lusófonos?

Comentários

  • Uma pesquisa rápida encontra um prepper português mas pareçe ser mais uma iniciativa tipo blogue niche para ofertas afiliadas. O survivalism é quase uma filosofia de vida em certos países como os EUA, toda a retórica de ser auto-suficiente tem correspondências com outros movimentos ambientalistas etc.
  • Existem preppers por toda a parte.
  • Mais uma daquelas coisas que começaram no estrageiro e como tal têm uma terminologia própria, o famoso “Survivalism” e termos como prepper, preppers etc. "Sobrevivencialismo é um movimento de grupos ou indivíduos (chamados sobrevivencialistas ou preparadores) que estão ativamente preparando-se para emergências, até em caso de possíveis rupturas na ordem política e social local, regional, nacional ou internacional. Os sobrevivencialistas normalmente preparam-se para se antecipar a esses acontecimentos por meio de treinamentos, armazenamento de água e comida, preparação para autodefesa e autossuficiência, e/ ou construindo estruturas que os ajudarão a sobreviver ou desaparecer (ex.: refúgios de sobrevivência ou abrigos). É um movimento predominante nos Estados Unidos e por isso sua nomenclatura é fundamentada no inglês, assim como suas principais preocupações são relacionadas com riscos existentes naquele país. As rupturas frequentemente citadas pelos sobrevivencialistas são: catástrofes naturais, catástrofes provocadas pela humanidade, ruptura na ordem social e política, colapso geral da sociedade, colapso da economia e emergências sanitárias. >pt.wikipedia.org/wiki/Sobrevivencialismo"
  • O Noam Chomsky aborda bem o tema.
  • Ninguem tem um livro em portugues sobre esta materia?
  • Ninguem tem um livro em portugues sobre esta materia?
    Livros acerca de sobrevivencialismo em Português? Partilho a curiosidade.
  • Bom, a epidemia do coronavírus está de certa forma a tornar todos em preppers não?
  • Pacheco disse:
    Bom, a epidemia do coronavírus está de certa forma a tornar todos em preppers não?
    Talvez seja o caso que este vírus tenha alguma influência na maneira de pensar das pessoas em termos de auto-suficiência ou talvez um muito necessário renascimento ecológico.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.