Aelita - A Rainha de Marte
Aelita (russo: Аэли́та, pronunciado [ɐɛˈlʲitə]), também conhecido como Aelita: Rainha de Marte, é um filme de ficção científica silencioso dirigido pelo cineasta soviético Yakov Protazanov feito no estúdio cinematográfico Mezhrabpom-Rus e lançado em 1924. Foi baseado em O romance de 1923 de Alexei Tolstoy com o mesmo nome. Nikolai Tseretelli e Valentina Kuindzhi foram escalados para os papéis principais.
Embora o foco principal da história seja a vida diária de um pequeno grupo de pessoas durante a União Soviética do pós-guerra, a importância duradoura do filme vem de seus primeiros elementos de ficção científica. Ele fala principalmente de um engenheiro Mstislav Sergeyevich Los (russo: Лось) viajando para Marte em um foguete, onde lidera um levante popular contra o grupo governante de Anciões, com o apoio da Rainha Aelita, que se apaixonou por ele depois de assistir ele através de um telescópio. Em suas apresentações nos cinemas de Leningrado, Dmitri Shostakovich tocou ao piano a música que forneceu para o filme.
Nos Estados Unidos, Aelita foi editado e intitulado por Benjamin De Casseres para lançamento em 1929 como Aelita: Revolt of the Robots.
Moscou, 1921. Uma misteriosa mensagem sem fio é recebida por várias estações: seu texto é 'Anta Odeli Uta'. Alguém sugere ironicamente que veio de Marte, para provocar Los (Nikolai Tsereteli), um engenheiro obcecado pela ideia de ir a Marte. Isso o inspira a sonhar acordado com Marte e uma estranha civilização lá. Vemos Aelita (Yuliya Solntseva), a rainha; Tuskub (Konstantin Eggert), o governante real; e Ilhoshka (Aleksandra Peregonets), a empregada travessa de Aelita. Eles vivem em uma sociedade onde os aristocratas governam os escravos que estão confinados no subsolo e colocados em câmaras frigoríficas quando não são necessários.
A esposa de Los, Natasha (Valentina Kuindzhi), é incomodada por Erlikh (Pavel Pol), um playboy burguês antes da revolução que agora é um funcionário menor desonesto. Ele usa seus contatos para roubar uma grande quantidade de açúcar com a intenção de vendê-lo no mercado negro. Los, que viu Erlikh se reconciliar com Natasha, mas não a viu rejeitando-o, fica com ciúmes.
Los continua a sonhar acordado: ele imagina que Aelita tem acesso a um telescópio pelo qual ela pode ver as pessoas na Terra e se sente atraída por ele.
Spiridnov (Nikolai Tseretel novamente), um engenheiro intelectual e amigo de Los, está sendo silenciosamente enganado por Erlikh. Ele desaparece; um aspirante a detetive, Kratsov (Igor Ilyinsky) (que foi rejeitado pela polícia) suspeita que Spiridnov seja culpado de roubo de açúcar, por causa de seu desaparecimento.
O ciúme de Los sai do controle e ele atira em Natasha: disfarçando-se de Spiridnov com uma peruca, barba postiça e óculos, ele se esconde e planeja escapar para Marte em um foguete que está construindo. Um amigo dele, Gussev (Nikolai Batalov), um ex-soldado, concorda em ir com ele. Eles decolam, sem saber a princípio que Kratsov se afastou (pensando que ele está seguindo Spiridnov e não percebendo que está em uma nave espacial). Los confunde Kratsov removendo o disfarce.
Eles pousam em Marte. Tuskub ordena que eles sejam mortos, ignorando os apelos de Aelita por sua segurança. Kratsov é levado até Tuskub e exige que os soldados prendam os outros dois: ele é prontamente preso. O astrônomo chefe chega a Aeilta e diz a ela onde o navio de Los pousou; ela instrui sua empregada a matá-lo. A empregada é presa e enviada para as cavernas dos escravos - Gussev, que gostou dela, a segue.
Aelita e Los se conhecem e se apaixonam, embora Los ocasionalmente a veja como Natasha (nós também). Eles são presos e enviados para as cavernas.
Gussev conta aos escravos sobre a revolução de seu próprio país e fomenta uma revolta, da qual Aelita assume o comando. Tuskub é derrubado e o exército fica do lado de Aelita - ela ordena que atirem nos trabalhadores e os conduzam de volta para as cavernas - ela pretende governar Marte ela mesma. Enojado, Los mata Aelita (vendo-a como Natasha ao fazê-lo).
De repente, de volta à Terra, fica claro que tudo isso é um devaneio. Erlikh é preso por roubo. Um pôster na parede anuncia um fabricante de pneus - 'Anta Odeli Uta': a mensagem sem fio era um anúncio. Los não feriu ou matou Natasha e eles se reconciliam: ele queima seus planos de espaçonave e promete parar de sonhar acordado.
Fonte:Wikipedia