Silicon Valley Bank / USDC - Stablecoins Em Perigo?

A Silicon Valley Bank, um dos principais bancos de investimento de tecnologia nos Estados Unidos, sofreu uma colapso recentemente. As causas deste colapso não são totalmente claras, mas há algumas teorias.

Uma das principais razões para o colapso da Silicon Valley Bank é a grande quantidade de empréstimos que ela fez a empresas de tecnologia que não tinham a capacidade de pagar os empréstimos. Como essas empresas não podiam pagar os empréstimos, a Silicon Valley Bank acabou com uma grande quantidade de dívidas.

Além disso, o mercado de tecnologia nos EUA tem enfrentado uma desaceleração, o que significa que muitas empresas estão tendo dificuldade em pagar suas dívidas.

A Silicon Valley Bank é uma das maiores instituições financeiras da região, responsável por financiar a inovação tecnológica e o empreendedorismo no Vale do Silício. O banco foi fundado em 1983 e rapidamente se tornou um dos principais players do ecossistema tecnológico da região.

No entanto, os últimos anos testemunharam uma série de problemas econômicos que afetaram a região, incluindo o enfraquecimento do mercado de capitais, o aumento dos custos operacionais e a queda nos preços de ações de tecnologia.

Recentemente, o futuro de uma das maiores empresas de criptomoedas, a USDC, ficou em dúvida, pois o emissor, a Circle, mantinha reservas em um banco de Silicon Valley.

A USDC é um stablecoin que é "pegged" por dólares americanos, mas a Circle, sua emissora, tem grandes quantidades de reservas armazenadas no Silicon Valley Bank (SVB). Com a queda do SVB, a Circle pode ter suas reservas comprometidas, o que cria uma grande incerteza em torno da USDC e do futuro da empresa.

O Silicon Valley Bank é conhecido por oferecer serviços bancários a empresas da área de tecnologia, como a Circle.

O USDC é a segunda maior stablecoin do mercado de criptomoedas(depois da USDT), com uma capitalização de mercado de quase US$ 20 bilhões. A Circle, empresa que emitiu o USDC em 2018, tem mantido os fundos que respaldam o token em um banco com sede em São Francisco.

No entanto, esse acordo pode estar em risco devido às novas regulamentações de criptomoedas que entrarão em vigor nos próximos meses. A lei exige que as criptomoedas sejam emitidas e mantidas por bancos licenciados, o que não é o caso do Silicon Valley Bank.

Tags:

Comentários

  • Bom, isto preocupa-me um pouco, depois do problema com a TERRA/LUNA dar a bronca que deu, afundando empresas duvidosas como a Celsius Network mas também algumas empresas mais decentes como a Blockfi, passando por disparates completos como a FTX/Alameda Research. Estes colapsos trazem sempre ao decima problemas complexos com os investimentos crypto. Vamos seguir a situação? Imagino uma “bank run” no mundo crypto, criptomoedas podem afundar muito.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.