Fogos Postos em Chernobyl - Chernobyl a Arder - Incendios Chernobyl

Parece que um ou mais idiotas tiveram a ideia de atear fogos em Chernobyl.

Incêndios que queimaram perto da usina nuclear de Chernobyl na Ucrânia por mais de uma semana foram apagados pelos bombeiros e pela chuva no início desta semana, mas um novo relatório mostra níveis elevados de radiação na área e na cidade capital de Kiev.

Os incêndios queimaram na zona de exclusão em torno da usina que derreteu famosa em 1986, levando ao pior acidente nuclear da história. As chamas queimaram até um quilômetro da própria planta.

Um relatório divulgado quarta-feira pelo Instituto Francês de Radioproteção e Segurança Nuclear (IRSN) mostra que as amostras retiradas do ar em Kiev apresentaram níveis elevados de césio radioativo 137, que atingiram o pico entre 10 e 11 de abril. Durante esse período, os níveis observados do isótopo radioativo eram quase uma ordem de magnitude maior do que na época em que o incêndio começava.

"Esses valores são significativamente mais altos que os geralmente medidos para o césio 137 no ar em Kiev e mostram evidências da passagem de massas de ar contaminadas", diz o relatório. "No entanto, eles permanecem moderados e não têm consequências para a saúde."

A fumaça em si pode ter suas próprias conseqüências para a saúde. A qualidade do ar em Kiev registrou-se como a pior do mundo nesta semana, graças aos ventos que carregam a fumaça para a cidade.

forbes.com/sites/ericmack/2020/04/17/chernobyl-fires-drop-radioactive-ash-send-air-quality-plummeting/#6de2746074dc

Tags:

Comentários

  • Resto do artigo:

    O relatório diz que as condições climáticas provavelmente carregavam massas de ar desde os primeiros dias do incêndio até a França. Durante o período mais intenso de relançamento da radiação, o ar contaminado pode ter sido transportado para a Bielorrússia, Romênia e Bulgária, mas o IRSN continua realizando testes durante a próxima semana para ter uma melhor noção do impacto mais amplo.

    As medições realizadas na zona de exclusão e na própria fábrica foram muito maiores.

    O relatório conclui que a dose de radiação que um residente morando perto da área do desastre pode ingerir de culturas contaminadas por cinzas radioativas não é insignificante, mas ainda é baixa em 30 microsseretas de estrôncio 90 e 15 microsseretas de césio 137.

    Em comparação, ele diz que um morador de Kiev pode inalar uma dose "extremamente fraca" de menos de 1 nanotorreta, enquanto "o impacto resultante da inalação da radioatividade transportada pelas massas no ar que chegam à França deve ser insignificante".

  • Bom, uma palavra - Triste. Outra palavra - Infeliz.

  • Isso não vai espalhar radiação pelo mundo?

  • é grave e não se fala muito disso na mídia portugal.

  • @tuga por incrível que pareça estas coisas são sempre dissimuladas, quanto mais graves mais se varrem para debaixo do tapete, e é também por isso que encorajamos o diálogo entre tanta opinião oposta aqui no fórum.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.