Gasolina com Chumbo para Automóveis Clássicos - ainda se vende?
Pergunta provavelmente ingenua mas pergunto na mesma, vende-se em algum lado gasolina com chumbo ou seja a antiga gasolina super para proprietários de automóveis clássicos? Eu sei que existem inúmeros aditivos, mas se tais substitutos são tão bons como o perigoso chumbo, porque não se usam há mais tempo? Imagino que não seja apenas uma questão de octanas(o que por si pode causar problemas em certos motores) mas o chumbo na gasolina tem outras propriedades, nomeadamente oferecer lubrificação ás valvulas.
Sabemos que pois claro o chumbo é uma coisa nociva para a saúde, mas imagino que a poluição causada por carros clássicos, que raramente circulam seja de pouco impacto no ambiente.
Outra coisa, fala-se da memória do chumbo como factor protector, mas como já não há gasolina com chumbo há mais de duas décadas, certamente já nelhum carro deve ter memória nenhuma, para não falar dos motores que foram rectificados.
Tags:
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Parece certamente ser o aditivo ideal para automóveis antigos, talvez nem seja necessário usar em cada depósito visto que a memória do chumbo pode proteger as valvulas durante algum tempo.
Não faço a mínima ideia de onde comprar o Tetraboost por esse mundo fora. Não é producto que se possa mandar por correio ou dhl sem mais nem menos, sim é legal na UE como adictivo mas continua a ser um producto altamente inflamável logo precisa de empresa especializada para ser enviado, e como tal imagino que seja mais rentável comprar em quantidade.
E misturas isso em que gasolina sem chumbo? Shell sem chumbo etc.
@Tuga se usares gasolina Shell sem chumbo 98 tens duas opções, usas a dose recomendada e acresces 4 octanas em relação á Shell sem chumbo 98 octanas, ou sobes as octanas para cima de 100 octanas o que pelo que dizem não faz estrago no motor, fica tipo um combustível de competição, mas atenção não podes usar o Tetraboost em carros com catalizador! Apenas para automóveis antigos ou sem catalizador que permitam o aditivo de chumbo, se o que queres é subir as octanas num carro moderno, há outros aditivos para isso!
Para além do tetraetilchumbo / Tetraethyllead seria talvez uma ideia falar de aditivos / substitutos de chumbo para gasolina? Segue um extrato de texto acerca do TEL...
Existem algumas actualizações possíveis para alguns automóveis clássicos, tive por exemplo em tempos um Jaguar que teve a alteração para gasolina sem chumbo feita pelo concessionário, não foi no meu tempo mas estava na folha de serviço do carro, e até foi grátis na altura, se eu tivesse comprado o carro sem a história de serviço provavelmente não iria descobrir e o aditivo até poderia ter sido prejudicial para as valvulas. Para carros mais populares como os Mini existem kits á venda para conseguir isso mesmo, são caros!
Isto para dizer que estudem bem o vosso clássico, os número de série das peças e algumas pistas como a cabeça do motor num material diferente(alumínio por exemplo).