Doce Brasileiro Quindim - Receita de Doce Brasileiro Quindim [Culinária Brasileira]
Na cozinha brasileira destaca-se a miscigenação gastronómica sob forte influencia dos hábitos coloniais. O doce português que teria dado origem ao quindim é o brisa-do-Lis (doce conventual típico da região de Leiria) que leva praticamente os mesmos ingredientes do quindim, sendo que no doce português é utilizada a farinha de amêndoas no lugar do coco. Contudo Quindim significa encanto em quimbundo, o que leva a crer que foi a comunidade africana que o adaptou ao Brasil.
Ingredientes:
320 gr. de açúcar
100 gr de manteiga ou margarina
10 gemas
2 ovos inteiros
200 ml de leite de coco
50 gr de coco seco
Duas obervações sobre os ingredientes:
1º) Caso vá utilizar a margarina, deve ser aquelas que vem em tabletes própria para forno e fogão e que contenha, pelo menos, 70% de lipídios e 2º) Os ovos devem ser tipo extra, ou seja, devem pesar, no mínimo, 60 gr. cada
Misture a manteiga com o açúcar, com as costas de uma colher, até formar uma pasta homogênea. Não é para bater (com batedeira ou fouet). É para misturar.
Acrescente as gemas uma a uma e os ovos inteiros sempre mexendo. Mais uma vez: não se deve bater essa massa, deve-se apenas misturar com delicadeza, incorporando as gemas e os ovos a pasta de manteiga com açúcar.
Acrescente também o leite de coco e o coco ralado. Deixe a massa descansar por, pelo menos 30 minutos. Coloque a massa na forma (ou forminhas) untadas com manteiga ou margarina e polvilhadas com bastante açúcar.
Leve, então, ao forno pré-aquecido e em temperatura baixa, em banho-maria, até que esteja bem bronzeado por cima e cozido por dentro. No meu forno levou praticamente uma hora. Mas o tempo pode variar de forno para forno.
Comentários
Muito bom também... A pastelaria conventual portuguesa chegou a todo mundo... ate no Japão.