Proverbios de Angola
Africa tem uma mentalidade diferente da Ocidental e a maneira de olhar a vida tambem diferente. Deixo alguns proverbios da sabedoria angolana:
- Ekova liyetimba, olondunge k’utima (a pele cobre o corpo humano, o juízo – ou a responsabilidade moral – cobre o coração humano).
- K’ono kwatota, omanu valuka (secou a nascente do rio, as pesoas mudam de lugar)
- Longa ochinhama, kukase omunu (alveja-se o animal, não se apedreja a pessoa).
- Omunu nda ñgo wafa kami ondalu, ava vasyala vayota (a pessoa que morre não extingue o fogo, os vivos continuam a servir-se dele – o fogo).
- Omutu mahambualunga.(O ser humano, não morre é morto, (sabedoria popular, povo dos Luandos). Moral do proverbio: Há sempre uma causa para a morte de um indivíduo, ou seja ninguém morre de velhice.
- Ximba katuka imbukusu omandiga imbua; (o gato bravo quando salta uma vala desaparecem-lhe as listras.)
- Tchijibha onzama o hé; (o que mata o elefante é a determinaçao.)
- Okota okwenda xiutala onzamba; ( ser mais velho é andar nao é ver o elefante.)
- Usanzó tchubhita moxienama tchulunga ulambeka. (O ramo do arbustro que te passa entre as pernas, ensina-te a vestir-se.)
- Matu Kalutanga Ntu Ko ( por maiores que sejam as orelhas nunca ultrapassam a cabeca, ou seja, por mais sabia que uma pessoa seja vai aprender sempre).
Espero que gostem e vao postando mais proverbios africanos..
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Muito interessante, uma nuance importante do património da lusofonia são os provérbios, um pouco como os sotaques e palavras únicas e regionalismos. Queremos certamente mais provérbios!