Kraftwerk - Radio-Activity

[Produzida por Ralf Hutter e Florian Schneider]

_Radioactivity
Radioactivity
Is in the air for you and me
Radioactivity
Discovered by Madame Curie
Radioactivity
Tune in to the melody
Radioactivity
Is in the air for you and me

Radioactivity
Is in the air for you and me
Radioactivity
Discovered by Madame Curie
Radioactivity
Tune in to the melody

Radioaktivität
Fur dich und mich in All entsteht
Radioaktivität
Strahlt Wellen zum Empfangsgerat

Radioaktivität
Wenn's um unsere zukunft geht
Radioaktivität
Fur dich und mich in All entsteht

Radioactivity
Is in the air for you and me
Radioactivity
Discovered by Madame Curie
Radioactivity
Tune in to the melody
Radioactivity
Is in the air for you and me

Radioactivity
Discovered by Madame Curie
Radioactivity
Tune in to the melody
Radioactivity
Is in the air for you and me
Radioactivity
Is in the air for you and me
_

Radio-Activity (título em alemão: Radio-Aktivität ) é o quinto álbum de estúdio da banda eletrônica alemã Kraftwerk , lançado em outubro de 1975. O primeiro álbum totalmente eletrônico da banda, é um álbum conceitual organizado em torno do tema da comunicação por rádio .

Radio-Activity
Publicado - Outubro 1975
Gravado - 1975
Estúdio
Kling Klang ( Düsseldorf , Alemanha)
Gênero
Eletrônico pop experimental
Rótulo
Kling Klang EMI Capitol
Produtor
Ralf Hütter Florian Schneider
Cronologia Kraftwerk
Autobahn
(1974) Radio-Activity
(1975) Trans-Europe Express
(1977)
Edição 2009
Capa da edição remasterizada de 2009
Capa da edição remasterizada de 2009
Single" Radioactivity " Lançado: 1976

O álbum foi acompanhado por um único lançamento da faixa-título , que teve sucesso na França . Para atender ao público internacional da banda, todos os lançamentos do álbum foram bilíngues , com letras em inglês e alemão.

O título hifenizado do álbum exibe o humor típico de Kraftwerk, sendo um trocadilho com os temas gêmeos das músicas, sendo metade sobre radioatividade e a outra metade sobre atividade no rádio . Mais reproduções de palavras são evidentes na lista de faixas: "Radio Stars", que como título poderia se referir a estrelas pop, mas ao ouvir é revelado que trata de quasares e pulsares .

Este foi o primeiro álbum do Kraftwerk a ser inteiramente produzido por Ralf Hütter e Schneider em seu estúdio Kling Klang , e o primeiro a ser tocado pela formação "clássica" de Hütter, Florian Schneider , Karl Bartos e Wolfgang Flür . Toda a música foi escrita por Hütter e Schneider, com Emil Schult colaborando nas letras. Schult também projetou a obra de arte - uma ilustração modificada de um rádio ' Deutscher Kleinempfänger ' do final da década de 1930 .

Foi o primeiro álbum do Kraftwerk a usar o distintivo teclado Vako Orchestron (coral, cordas e sons de órgão), que o grupo havia comprado em sua recente turnê pelos EUA na Autobahn e o Moog Micromoog, que foi amplamente utilizado neste álbum. Notavelmente, forneceu os sons ásperos na faixa "Antena". A percussão eletrônica personalizada da banda também teve grande destaque no som, e o uso do vocoder foi extensivo . Os sintetizadores habituais estavam presentes (incluindo Minimoog e ARP Odyssey ), e o piano eletrônico Farfisa de Hütter fez um retorno em "Transistor". Pela primeira vez, o grupo não usou flauta, violino ou violão.

Em 1975, os acordos anteriores de Hütter e Schneider com a Capriccio Music e o Star Musik Studio de Hamburgo haviam expirado. As composições na Radio-Activity foram publicadas pela própria editora musical Kling Klang Verlag , dando a eles maior controle financeiro sobre o uso da produção de composições. Além disso, o álbum foi o primeiro a dar frutos a Kling Klang como uma marca de vaidade estabelecida sob o novo acordo de licenciamento do grupo com a EMI . O álbum alcançou o número  59 no Canadá, em fevereiro de 1976.

A faixa-título " Radioactivity " foi lançada como single e se tornou um sucesso na França depois de ter sido usada como tema de um programa de música popular. A música foi posteriormente regravada pelo Kraftwerk para o álbum de 1991 The Mix . Foi ainda remixado, para posterior lançamento em single, por William Orbit e François Kevorkian .

Composição
"O pintor britânico David Hockney disse uma vez: 'As pessoas que entendem de música entendem o silêncio', e o LP está cheio de momentos em que a música quase não chega a nada, ou fica mais lenta para que os espaços entre as batidas sejam exagerados. A atividade de rádio é sonora. silenciado, às vezes frágil e bonito ".

A atividade de rádio inicia com o pulso acelerado da introdução de um minuto "Geiger Counter", que visa simular os sons emitidos por um contador Geiger ao se aproximar de objetos radioativos. "Geiger Counter" segue para a faixa-título " Radioactivity ". A música se refere tanto à radioatividade , o processo pelo qual o núcleo de um átomo instável perde energia emitindo radiação, quanto à atividade ao redor do rádio, ao ato de ouvir sons gravados e ao rádio (com a linha 'Sintonize a melodia' ) É seguido por uma música sobre o rádio (especificamente, rádio de ondas curtas), intitulado "Radioland". Hütter e Schneider compartilham os vocais nos versos. "Radioland" se liga a um tom que aumenta rapidamente o tom, dando início ao ritmo acelerado "Airwaves", que é uma música sobre uma comunicação moderna. "Airwaves" segue um "Intermission" de 38 segundos, que passa a "News". "News" apresenta gravações de rádio simuladas de notícias em alemão sobre radioatividade.

O segundo lado começa com "The Voice of Energy", que é baseado em "Stimme der Energie", de Werner Meyer-Eppler . "Antenna" é uma música animada sobre antenas e transmissores, e foi apresentada no lado B do single "Radioactivity". "Radio Stars" é uma música sobre pulsares e quasares. "Radio Stars" segue para "Uranium", uma composição sobre decaimento radioativo. Ele apresenta um teclado coral ao fundo, que foi posteriormente tocado pelo grupo pop britânico New Order em sua aclamada música de 1983 " Blue Monday ". A penúltima música, "Transistor",começa com o som de alguém que sintoniza um rádio antes de cortar para um sintetizador clássico (lembrando o de "Franz Schubert" em seu próximo álbum,Trans-Europe Express ). A atividade de rádio termina com "Ohm Sweet Ohm", que começa com umavoz do Votrax cantando a frase titular. A música continua com uma melodia de sintetizador enquanto os outros instrumentos entram. Acelera lentamente ao longo do tempo antes de desaparecer. Aduplabritânica de big beat The Chemical Brothers gravou a introdução de "Ohm Sweet Ohm" em sua música " Leave Home ".

O Radio-Activity foi lançado com críticas mistas, com a Rolling Stone criticando o álbum: "... nenhum corte no álbum se aproxima do senso melódico / harmônico que permeava o Autobahn ou o uso criativo da eletrônica no álbum Ralf e Florian muito antes " .

Em uma revisão retrospectiva, Jason Ankeny, da AllMusic, chamou o álbum de "um registro essencial no desenvolvimento contínuo do grupo" e afirmou que "marcou o retorno do Kraftwerk a um território mais obtuso, utilizando extensivamente estática, osciladores e até momentos de silêncio semelhantes a Cage ". . Chris Power, da Drowned in Sound, elogiou o sentimento experimental em 2009: "Uma ponte entre o experimentalismo eletrônico e a poderosa e inovadora unificação da forma avant-garde e da cativante função comercial que estava ao virar da esquina, Radio-Activityé o som do Kraftwerk encontrando seu caminho em uma nova e estranha paisagem que eles estavam no processo de criação ".

Lado um
Não. Título Escritoras) comprimento
1 "Contador Geiger" ("Geigerzähler")
Ralf HütterFlorian Schneider
1:07
2) " Radioatividade " ("Radioaktivität")
HütterSchneiderEmil Schult
6:42
3) "Radioland"
HütterSchneiderSchult
5:50
4) "Ondas de ar" ("Ätherwellen")
HütterSchneiderSchult
4:40
5) "Intermissão" ("Sendepause")
HütterSchneider
0:39
6 "Notícias" ("Nachrichten")
HütterSchneider
1:17
Lado dois
Não. Título Escritoras) comprimento
7) "A voz da energia" ("Die Stimme der Energie")
HütterSchneiderSchult
0:55
8) "Antena" ( "Antena ")
HütterSchneiderSchult
3:43
9 "Radio Stars" ("Radio Sterne")
HütterSchneiderSchult
3:35
10) "Urânio" ("Uran")
HütterSchneiderSchult
1:26
11) "Transistor"
HütterSchneider
2:15
12) "Ohm doce Ohm"
HütterSchneider
5:39

Ralf Hütter - vocal, Vako Orchestron modelo A, Minimoog , bateria eletrônica
Florian Schneider - vocais, Synthia Vocoder, ARP Odyssey
Karl Bartos - percussão eletrônica
Wolfgang Flür - percussão eletrônica
Pessoal adicional
Peter Bollig - engenheiro técnico (Kling Klang Studio, Düsseldorf)
Walter Quintus - engenheiro de mixagem de som (Rüssl Studio, Hamburgo)
Robert Franke - fotografia
Emil Schult - obra de arte
Johann Zambryski - reconstrução de obras de arte (2009 Remaster)

Fonte: en.m.wikipedia.org/wiki/Radio-Activity

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.