Kraftwerk - Autobahn

Kraftwerk - Autobahn(canção)

" Autobahn " é uma canção de 1975 da banda eletrônica alemã Kraftwerk , sendo o segundo e o último single de seu álbum de estúdio com o mesmo nome . A música foi composta por Ralf Hütter e Florian Schneider da banda, com Emil Schult colaborando nas letras. É co-produzido por Conny Plank e foi a primeira faixa da banda a usar letras cantadas. Gravada em 1974, a música foi projetada para capturar a sensação de dirigir em uma rodovia . "Autobahn" é o maior hit do Kraftwerk nas principais paradas dos EUA, chegando ao 25º lugar na Billboard Hot 100 .

Letra da música
A letra da música está em alemão, o refrão principal é "Wir fahren fahren fahren auf der Autobahn" (inglês: "Dirigimos drive drive na Autobahn "). O refrão era frequentemente [ quando? ] enganado [ por quem? ] para a frase em inglês "Fun fun fun on the Autobahn" e pensado [ por quem? ] para ser uma referência à música de 1964 dos Beach Boys " Fun, Fun, Fun ". O membro da banda Wolfgang Flür comentou mais tarde:

Não! Alguém me disse que eles [os mal-intérpretes] pensavam da maneira que falamos em alemão, 'Fahren', que significa dirigir, soa como a palavra em inglês 'divertido'. 'Fahren fahren fahren', 'diversão, diversão, diversão'. Isso esta errado. Mas funciona. Dirigir é divertido. Não tínhamos limite de velocidade na auto-estrada, podíamos correr pelas estradas, pelos Alpes , então sim, fahren fahren fahren, diversão, diversão, diversão. Mas não tinha nada a ver com os Beach Boys! Costumávamos dirigir muito, costumávamos ouvir o som de dirigir, o vento, carros e caminhões que passavam, a chuva, a todo momento os sons ao seu redor mudavam, e a idéia era reconstruir esses sons no sintetizador. [2]

A banda nunca lançou "Autobahn" em outro idioma que não o alemão.

Ralf Hütter disse que os Beach Boys foram uma influência sobre a banda, mas descreveu a música como uma "pintura sonora", refletindo as experiências da banda em turnê. [3]

Composição
A instrumentação usada na gravação da música de 1974 era altamente inovadora na época e é notável pela influência significativa que teve em muitos gêneros subseqüentes da música eletrônica popular e da dance music. Aspectos notáveis ​​do acordo incluem:

Almofadas de percussão eletrônicas, tocadas por Wolfgang Flür.
Uso de um som clássico ' Moog bass' para tocar a linha de baixo, tocando um riff de oitava com eco analógico adicional.
Uso liberal de phasing em sintetizadores para tocar acordes.
Uso de um vocoder para processar alguns dos vocais.
Uso da batida de bateria ' motorik ' 4/4 na seção final da música.
O arranjo também incluiu elementos acústicos, como violão e flauta.

A banda continuou a tocar a música regularmente ao longo de sua carreira. Os arranjos ao vivo evoluíram continuamente à medida que a banda adaptou a instrumentação e o equipamento que eles usam no palco.

Lançamento
Uma versão da música com duração superior a 22 minutos foi gravada como a faixa-título do álbum Autobahn . Isso foi editado para um tempo de execução mais modesto de 3 minutos e 28 segundos e lançado como um single, dando à banda um inesperado sucesso no Top 40 nos EUA e em outros países, o primeiro de sua carreira. Uma versão editada de maneira diferente, com duração de 3 minutos e 5 segundos, foi lançada no Reino Unido, alcançando o 11º lugar, e mais tarde foi incluída na compilação britânica LP Exceller 8 . A música também alcançou o 12º lugar no Canadá (Vertigo VE-203) e o número 12 na Holanda.

Capas e outras versões
O próprio Kraftwerk relançou a música como uma versão regravada e reescrita digitalmente na compilação de 1991 The Mix .
A banda holandesa de death metal Gorefest cobriu a música.
A banda latina Faux Señor Coconut fez um arranjo merengue da música para o seu álbum de versões exóticas do Kraftwerk, El Baile Alemán .
O Balanescu Quartet também gravou uma versão cover dessa música em seu quarteto de 1992, Possessed .
Rick Moranis lançou uma paródia de Autobahn em seu álbum de 1989, You, Me, the Music and Me
A banda canadense Shadowy Men on a Shadowy Planet cobriu a música.
Uma banda desconhecida de Chicago , Illinois, EUA, cobriu a música em meados da década de 1970, alterando a letra para incluir vias locais ("flyin 'flyin' flyin 'on the Dan' Dan Ryan", etc.)
A afiliada da Atlanta FOX TV (então CBS ) WAGA-TV usou brevemente uma versão abreviada e acelerada para o seu tema de notícias durante a década de 1970.
Uma versão animada de 12 minutos foi lançada em 1979, com o trabalho de Roger Mainwood, de Halas e Batchelor .

en.m.wikipedia.org/wiki/Autobahn_(song)

Do album também do mesmo nome Autobahn

Autobahn (em inglês : Motorway ) é o quarto álbum de estúdio da banda eletrônica alemã Kraftwerk , lançado em novembro de 1974. Foi o primeiro álbum da banda a abraçar completamente o som eletrônico repetitivo pelo qual eles se tornariam conhecidos (embora os instrumentos orgânicos ainda permanecessem parte de suas músicas). paleta sónica) e foi inspirado pelo sistema alemão de auto-estradas .

A edição de rádio da faixa título tornou-se um sucesso internacional surpresa, alcançando o número 11 no Reino Unido, número 12 no Canadá e na Holanda, número 25 na tabela Hot 100 da US Billboard e número 30 na tabela australiana.

Em 2015, o álbum foi introduzido no Grammy Hall of Fame .

Autobahn não é um álbum totalmente eletrônico, pois violino, flauta, piano e guitarra são usados ​​junto com sintetizadores. A faixa-título apresenta vocais não tratados e vocodificados ; as faixas restantes são puramente instrumentais. A Kraftwerk usou um Minimoog , um ARP Odyssey , um EMS Synthi AKS , um Farfisa Professional Piano e vários dispositivos de seu próprio design e implementação, como suas famosas baterias eletrônicas.

A faixa-título tem como objetivo capturar a sensação de dirigir na Autobahn : de viajar pela paisagem, a concentração de alta velocidade na pista rápida, até o rádio do carro e a monotonia de uma longa viagem.

As faixas restantes têm uma estrutura de duas partes - uma introdução seguida por uma seção principal - e são vagamente baseadas em um tema da noite, começando com as faixas "Kometenmelodie (Comet Melody) 1 e 2" (inspiradas no cometa Kohoutek ), depois, um sinistro "Mitternacht" (Meia-noite) e a faixa final, "Morgenspaziergang" (Morning Stroll). Esta última faixa começa como um efeito de canto de pássaro do coro do amanhecer criado pelos instrumentos eletrônicos, com uma conclusão estendida que usa uma variação repetida da frase melódica ouvida na primeira seção instrumental de "Autobahn".

Klaus Röder não era membro da banda por muito tempo e saiu antes das sessões de gravação serem concluídas.

O engenheiro Konrad Plank , que co-produziu o primeiro par de álbuns do Kraftwerk, supostamente desempenhou um papel importante no desenvolvimento do som inicial do Kraftwerk. Grande parte da gravação e toda a mixagem do trabalho ocorreu em seu estúdio em Colônia .

Wolfgang Flür tocava com a banda desde o final de 1973, aparecendo pela primeira vez com eles em uma apresentação na TV de Berlim para promover seu álbum Ralf und Florian . Nesse show, ele estreou as almofadas de percussão eletrônicas personalizadas da banda, e estas aparecem fortemente no álbum Autobahn.

Obra de arte
A capa do álbum original alemão foi pintada por Emil Schult , um colaborador de longa data de Ralf e Florian, que também co-escreveu a letra da música "Autobahn". A versão lançada no Reino Unido pela etiqueta Vertigo em 1974 tinha uma capa com design diferenciado, produzida pelo departamento de marketing interno da etiqueta.

A capa traseira do LP original mostrava Hütter, Schneider, Röder e Emil Schult sentados como se estivessem na traseira de um carro. A cabeça de Wolfgang Flür foi adicionada à foto do grupo (sobreposta à de Schult) quando foi decidido que ele permaneceria como um membro permanente da banda. No entanto, para o livreto de remasterização de 2009, esta imagem foi substituída pela versão originalmente fotografada.

Após o seu lançamento, o crítico do Village Voice , Robert Christgau, chamou o disco de "a borboleta de ferro de überrock - Mike Oldfield por simplórios não mitigados, mais ou menos, e, no entanto, da minha maneira mitigada, não desaprovo inteiramente". AllMusic mais tarde descreveu-o como um "álbum pioneiro", no qual "as raízes do electro-funk , ambiente e synth pop são evidentes". O álbum foi incluído no livro 1001 Álbuns que você deve ouvir antes de morrer .

A edição de rádio da faixa título tornou-se um sucesso internacional surpresa, alcançando o número 11 no Reino Unido, número 12 na Holanda, número 25 na tabela Hot 100 da US Billboard e número 30 na tabela australiana. Em 6 de fevereiro de 2013, o grupo tocou o álbum inteiro na primeira de suas retrospectivas de oito noites no Tate Modern, em Londres.

Versões
Uma edição remasterizada do álbum foi lançada pela EMI Records , Mute Records e Astralwerks Records em CD e download digital em outubro-novembro de 2009, com edições de vinil pesado lançadas em novembro-dezembro de 2009.

Uma mistura quadraphonic foi lançada no cartucho de oito faixas Q8, possivelmente sem o conhecimento da banda. [ citação necessária ]

Lista de músicas
Todas as letras são escritas por Ralf Hütter , Florian Schneider e Emil Schult ; toda a música é composta por Hütter e Schneider.

Lado um
Não. Título comprimento
1 " Autobahn " ("Rodovia") 22:43
Lado dois
Não. Título comprimento
2) "Kometenmelodie 1" ("Cometa Melodia 1") 6:26
3) " Kometenmelodie 2 " ("Cometa Melodia 2") 5:48
4) "Mitternacht" ("Meia-noite") 3:43
5) "Morgenspaziergang" ("caminhada matinal") 4:04
Comprimento total: 42:26
Pessoal
Créditos do álbum original [18]

Ralf Hütter - vocais, eletrônica
Florian Schneider - vocais, eletrônica
Klaus Röder - violino, guitarra
Wolfgang Flür - percussão
Konrad "Conny" Plank - engenheiro de som
Emil Schult - pintura da capa
Barbara Niemöller - Foto da contracapa
Créditos de 1985 [19] O relançamento de 1985 acrescentou:

Klaus Röder - violino elétrico no "Mitternacht"
Créditos em 2009 [20] A remasterização de 2009 continha outras alterações e adições:

Ralf Hütter - voz, eletrônica, sintetizador, órgão, piano, guitarra, bateria eletrônica , reconstrução de obras de arte.
Florian Schneider - voz, vocoder, eletrônica, sintetizador, flauta, bateria eletrônica
Wolfgang Flür - bateria eletrônica em "Kometenmelodie 1–2".
Klaus Röder - violino elétrico no "Mitternacht".
Johann Zambryski - reconstrução de obras de arte.

https://en.wikipedia.org/wiki/Autobahn_(album)

Comentários

  • Este ano começam a turnê dos seus 50 anos. Esperamos por eles no Brazil.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.