Chernobyl - Ucrânia planeja construir uma enorme central solar em Chernobyl?
Será boa ideia re-utilizar Chernobyl para produzir energia solar? A ideia até parece boa, mas não se tornou Chernobyl uma espécie de patrimônio ou parque natural?
Não vejo muito bem isto, mas parece que o plano está na mesa.
O desastre deixou dezenas de mortos e centenas de quilômetros quadrados de terra inabitáveis. Mas agora a Ucrânia diz que tem uma idéia do que fazer com essa terra radioativa.
A idéia é uma enorme quinta solar, de acordo com a Bloomberg , que daria ao país uma nova fonte de energia renovável, além de usar as linhas de energia não utilizadas de Chernobyl. As linhas são um remanescente da central nuclear e, presumivelmente, a base militar Duga-3 extremamente secreta , e capaz de transportar até quatro gigawatts de energia para fora da área.
Como está situada no sul da Europa, a Ucrânia está entre os países mais bem posicionados do continente para utilizar energia solar, obtendo mais luz solar anualmente do que, por exemplo, a Grã-Bretanha ou a Escandinávia.
Os desenvolvedores planejam instalar painéis solares no local, capazes de gerar até quatro gigawatts de energia até o final de 2016, segundo a Bloomberg , o que permitiria ao país confiar menos no gás natural russo, uma dependência que tem sido problemática nos últimos anos à medida que o conflito Rússia-Ucrânia se baseia.
Isso também tornaria útil a imensa Zona de Exclusão - que não será segura para viver novamente por centenas de anos, apesar dos esforços de alguns colonos ilegais . A cidade fantasma, em outras palavras, pode finalmente se tornar útil.
Comentários
Será?
Seria boa ideia uma coisa dessas?
De certa forma honra a cidade criada para produzir energia, e sendo renovável de certa forma acaba por ter um fim mais positivo.