Dame Vera Lynn: "Namorada" das Forças Armadas morre aos 103 anos

A Dama Vera Lynn, um símbolo de resiliência e esperança durante a Segunda Guerra Mundial faleceu aos 103 anos.

Dame Vera Lynn, a namorada das forças cujas canções ajudaram a elevar a moral na Segunda Guerra Mundial, morreu aos 103 anos.

A família da cantora confirmou que ela morreu na quinta-feira de manhã, cercada por parentes próximos.

"A família está profundamente triste por anunciar a morte de um dos artistas mais amados da Grã-Bretanha aos 103 anos", disse um comunicado.

Dame Vera era mais conhecida por se apresentar para as tropas durante a Segunda Guerra Mundial em países como Índia e Egito.

Sua família disse que as informações em um memorial serão anunciadas posteriormente.

Obituário: Dame Vera Lynn, um símbolo de resiliência e esperança
Em imagens: vida e carreira de Dame Vera Lynn
Antes do 75º aniversário do Dia da VE, em maio, Dame Vera falou sobre a bravura e o sacrifício que caracterizavam a nação em tempos de guerra.

No mês passado, ela se tornou a artista mais antiga a obter um álbum dos 40 melhores no Reino Unido, quando seu álbum de maiores sucessos voltou às paradas no número 30.

Uma de suas canções mais conhecidas, Let's Meet Again, foi referenciada pela rainha no início deste ano durante um discurso aos britânicos, separado de famílias e amigos durante o bloqueio do coronavírus.

Dame Vera, nascida em Londres em 1917, também foi lembrada por cantar Os Penhascos Brancos de Dover, sempre haverá uma Inglaterra, estarei vendo você, desejando e se tivesse apenas asas, para ajudar a elevar o ânimo durante o Blitz.

Prestando homenagem, o primeiro-ministro Boris Johnson disse que "seu charme e voz mágica encantaram e elevaram nosso país em algumas de nossas horas mais sombrias".

"A voz dela viverá para elevar os corações das gerações vindouras", disse ele.

Legenda da mídiaA história por trás de Vamos nos encontrar de novo de Vera Lynn
O veterano da Segunda Guerra Mundial, Sir Moore, que arrecadou mais de 32 milhões de libras para instituições de caridade do NHS durante o auge da pandemia de coronavírus em abril, disse: "Eu realmente pensei que Vera Lynn viveria mais, ela estava falando muito bem na TV recentemente. impacto em mim na Birmânia e permaneceu importante para mim durante toda a minha vida. "

A cantora Katherine Jenkins, que apresentou os clássicos de guerra de Dame Vera no aniversário do VE Day no mês passado, disse: "Simplesmente não consigo encontrar as palavras para explicar o quanto eu adorava essa senhora maravilhosa.

"Sua voz trouxe conforto a milhões nas horas mais sombrias, suas canções encheram os corações do país de esperança, e suas performances emocionantes, sejam em casa ou no exterior, naquela época ou agora, ajudaram-nos a passar".

A Legião Britânica Real a descreveu como "um ícone britânico inesquecível, símbolo de esperança para o passado e o presente da comunidade das Forças Armadas".

bbc.co.uk/news/uk-53091856

Comentários

  • Rest in Peace. As enfermeiras de guerra sao umas grandes mulheres.

  • @Natalia disse:
    Rest in Peace. As enfermeiras de guerra sao umas grandes mulheres.

    Sem dúvida. Pergunto-me por vezes o que as pessoas que viveram por eventos históricos tão infernais alguma vez imaginavam que no futuro tudo aquilo contra o que lutaram fosse branqueado e aceite na sociedade moderna. As pessoas desse tempo viram exemplos terríveis de intolerância e populismo, e as gerações seguintes acabaram por mostrar uma inércia a respeito dos mesmo problemas e ideologias 2.0.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.