Morreu Waldemar Bastos

Faleceu o famoso músico angolano Waldemar Bastos aos 66 anos, um nome consagrado na "world music"(Fado, Afropop) e voz crítica de José Eduardo dos Santos.

Ele nasceu na cidade de São Salvador do Congo (hoje M'banza-Kongo), de pais negros, ambos enfermeiros, na Província Ultramarina Portuguesa de Angola. Ele começou a cantar desde muito jovem usando os instrumentos de seu pai. Após a independência de Angola em 1975 devido aos acontecimentos da Revolução dos Cravos em Lisboa, aos 28 anos fugiu da República Popular de Angola para Portugal. Ele emigrou para Portugal a fim de escapar da guerra civil entre o regime do Movimento Popular Marxista pela Libertação de Angola e a União Nacional para a Independência Total de Angola, apoiada pelo Ocidente.

Waldemar Bastos faleceu a 9 de agosto de 2020, em Lisboa, vítima de cancro, aos 66 anos, disse uma fonte da assessoria de comunicação do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente de Angola.

Comentários

  • “Meti-me na música pelo encontro com o belo. Não consigo fazer nada em cima do joelho, gosto de burilar as coisas com tempo, por isso demorei sempre seis ou sete anos a lançar novos discos. Quando uma pessoa tem isso como verdade para si própria, os outros acabarão por sentir.”
    Waldemar Bastos

    Uma bela frase de um grande artista.

  • Foi pena, ele tinha ainda muita obra pela frente.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.