Correios do Japão fazem emissão de selos comemorativos em honra dos navegadores portugueses!
Correios do Japão fazem emissão de selos comemorativos dos 450 anos da abertura do porto de Kochinotsu em honra dos navegadores portugueses!
Os Portugueses chegaram ao Japão em 1543. Era Cipango para Marco Polo, mas foram, efectivamente, os portugueses os primeiros europeus a chegar ao Japão. Ainda se pergunta hoje quem foram esses primeiros portugueses: se Fernão Mendes Pinto, ou se António Peixoto, António da Mota ou Francisco Zeimoto. O que é certo é que o comércio entre Portugal e o Japão começou a fluir e a partir de 1550 passou a ser um monopólio. Como em 1557 os portugueses se estabeleceram em Macau e na China, o impulso ao comércio entre os dois países foi ainda maior.
Os missionários também entraram desde logo no Japão.
É em 1549 que chegam os primeiros, entre eles São Francisco Xavier e, progressivamente, vão penetrando pelo Japão, chegando a Nagasáqui em 1569. Recorde-se que Nagásaqui foi doada aos Jesuítas em 1580.
Em 1587 dá-se uma reviravolta na posição de protecção aos missionários, sendo os Jesuítas expulsos.
O contacto entre as duas civilizações deixou marcas duradouras. A língua portuguesa foi, no início, o meio de comunicação dos estrangeiros com o Japão. Ainda hoje há inúmeros vocábulos de origem portuguesa. Foi com os portugueses que o Japão conheceu a imprensa de tipos metálicos, sendo um missionário português quem escreveu a primeira gramática da língua japonesa. Foram também os portugueses que introduziram no Japão as armas de fogo, além de novos conhecimentos nos domínios da medicina, astronomia, matemática e, claro, ensinaram também a nossa arte da navegação.
Ana Kandsmar