Galeria Nacional da Escócia - Edimburgo
Galeria Nacional Escocesa/Galeria Nacional da Escócia(Coloco aqui por pedido)
A Scottish National Gallery (anteriormente National Gallery of Scotland ) é a galeria de arte nacional da Escócia . Ele está localizado no The Mound, no centro de Edimburgo , perto da Princes Street . O edifício foi projetado em estilo neoclássico por William Henry Playfair e inaugurado ao público em 1859.
Galeria Nacional da Escócia
A galeria abriga a coleção nacional de belas-artes da Escócia , abrangendo arte escocesa e internacional desde o início do Renascimento até o início do século XX.
A Scottish National Gallery é administrada pela National Galleries of Scotland , um órgão público que também possui a Scottish National Gallery of Modern Art e a Scottish National Portrait Gallery . Devido à sua semelhança arquitetônica, a Scottish National Gallery é frequentemente confundida pelos visitantes com o vizinho Royal Scottish Academy Building (RSA), uma instituição separada que trabalha em estreita colaboração com a Scottish National Gallery.
História
Castelo de Edimburgo e Galeria Nacional (c.1865)
As origens da coleção nacional da Escócia estão na Royal Institution for the Encouragement of the Fine Arts da Escócia, fundada em 1819. Ela começou a adquirir pinturas e, em 1828, o edifício da Royal Institution foi inaugurado em The Mound. Em 1826, a Scottish Academy foi fundada por um grupo de artistas que, insatisfeitos com sua política, se separaram da Royal Institution, e em 1838 ela se tornou a Royal Scottish Academy (RSA). Um dos principais objetivos da RSA era a fundação de uma coleção nacional. Começou a construir uma coleção e a partir de 1835 alugou espaço para exposições no edifício do Royal Institution.
Na década de 1840, foram feitos planos para um novo prédio para abrigar a RSA. O famoso arquiteto escocês William Henry Playfair foi contratado para preparar os projetos e, em 30 de agosto de 1850, o príncipe Albert lançou a pedra fundamental . O edifício foi originalmente dividido ao meio, com a metade leste abrigando as galerias de exposição da RSA, e a metade oeste contendo a nova Galeria Nacional da Escócia, [4] formada a partir da coleção da Royal Institution. Em 1912, a RSA mudou-se para o edifício da Royal Institution, que permanece conhecido como Royal Scottish Academy Building. Quando foi reaberta, a galeria se concentrou na construção de sua coleção permanente de arte escocesa e europeia para a nação da Escócia.
No início do século 21, as Galerias Nacionais lançaram o Projeto Playfair, um esquema para criar uma nova entrada subterrânea para a Galeria Nacional em Princes Street Gardens e um espaço subterrâneo de conexão, denominado Weston Link, entre a Galeria e a renovada Royal Scottish Academy construção. O novo espaço subterrâneo foi inaugurado em 2004.
Em 2012, a organização guarda-chuva da galeria , National Galleries of Scotland, passou por um exercício de rebranding, e a National Gallery of Scotland foi rebatizada de Scottish National Gallery.
O edifício
O edifício de William Playfair - como seu vizinho, a Royal Scottish Academy - foi projetado na forma de um templo da Grécia Antiga . Enquanto a Playfair projetou o RSA na ordem dórica , o prédio da National Gallery está na ordem jônica . As elevações principais a leste e oeste têm pilastras planas, com o bloco transversal central superior apresentando pórticos hexastilo- jônicos . Colunas jônicas Emparelhados em antis são acompanhadas por tetrastyle pórticos iónicas no norte e sul. O projeto reflete o duplo propósito original do edifício, sendo dividido longitudinalmente com as galerias de exposição da RSA a leste e a Galeria Nacional a oeste.
Playfair trabalhou com um orçamento muito mais limitado do que o projeto RSA, e isso se reflete em seu estilo arquitetônico comparativamente austero. Ele pode ter se inspirado em um esquema de 1829 para uma galeria de lojas de Archibald Elliot II, filho de Archibald Elliot . A Galeria Nacional da Playfair foi projetada em uma planta cruciforme ; ele planejou originalmente construir torres nos cantos do bloco transversal central, mas estas foram abandonadas durante o projeto. Quando o RSA se mudou para o antigo edifício da Royal Institution em 1912, o Office of Works Architect for Scotland, William Thomas Oldrieve remodelou o interior do NGS para abrigar exclusivamente a coleção da National Gallery.
Na década de 1970, quando a galeria estava sob a direção da Secretaria de Meio Ambiente , a acomodação interna foi ampliada. Um andar superior foi adicionado na extremidade sul em 1972, criando cinco novas pequenas galerias, e em 1978 uma nova galeria foi inaugurada no porão para abrigar a coleção escocesa da galeria.
A nova entrada e espaço subterrâneo do Princes Street Gardens, inaugurado em 2004, foi projetado por John Miller and Partners. A construção levou cinco anos e custou £ 32 milhões. A área contém sala de palestras, área educacional, loja, restaurante, galeria interativa e link para o prédio da RSA.
Em janeiro de 2019, começaram as obras de construção de um projeto para alterar as áreas de nível inferior e criar um espaço de exposição ampliado. Está planejado que a entrada do Princes Street Gardens se torne a entrada principal da galeria; Para facilitar o acesso, o East Princes Street Gardens está sendo reformado com caminhos inclinados e 52 árvores foram derrubadas, para serem substituídas por 22 mudas recém-plantadas.
Pesquisa
As instalações de pesquisa na Scottish National Gallery incluem a coleção de gravuras e desenhos com mais de 30.000 obras em papel, desde o início da Renascença até o final do século XIX; e a Biblioteca de Pesquisa apenas para referência. A Biblioteca de Pesquisa cobre o período de 1300 a 1900 e possui aproximadamente 50.000 volumes de livros, periódicos, slides e microfichas, bem como algum material de arquivo relacionado às coleções, exposições e história da Galeria Nacional. A Sala de Impressão ou Biblioteca de Pesquisa pode ser acessada com hora marcada.
Coleção
No centro da coleção da National Gallery está um grupo de pinturas transferidas da Royal Scottish Academy . Isso inclui obras-primas de Jacopo Bassano , Van Dyck e Giambattista Tiepolo . A National Gallery não recebeu sua própria bolsa de compra até 1903.
Nas principais salas do piso térreo da galeria são apresentados uma série de grandes grande escala lonas tais como Benjamin ocidental 's Alexander III da Escócia salvou da fúria de um veado (1786), Rubens ' s A festa de Herodes (1633 ou c. 1637-38) e um par de pinturas de Ticiano , Diana e Actaeon e Diana e Calisto (adquirido em conjunto com a National Gallery, Londres ). A Scottish National Gallery também adquiriu em conjunto uma das esculturas de Canova das Três Graças com o Victoria and Albert Museum .
A Scottish National Gallery tem uma coleção notável de obras de artistas escoceses , incluindo várias paisagens de Alexander Nasmyth e várias obras de Sir Henry Raeburn - com destaque para seus retratos de Alexander Ranaldson Macdonell e Sir Walter Scott ), e sua célebre pintura, The Ministro da Patinação . Existem também várias obras de artistas da Escola de Glasgow , como James Guthrie . A galeria também possui uma coleção de obras de pintores ingleses, como The Vale of Dedham, de Constable , e uma coleção considerável de aquarelas de Turnerque são tradicionalmente exibidos em janeiro. O Monarca do Vale , pintura considerada icônica da cultura escocesa, também é exposta na galeria, obra do pintor inglês Sir Edwin Landseer .
Obras notáveis
As principais obras de arte exibidas na National Gallery incluem:
Gian Lorenzo Bernini , Carlo Antonio dal Pozzo e o projeto de um monumento papal
Sandro Botticelli , Virgem Adorando o Menino Jesus Adormecido
Antonio Canova , The Three Graces (exibido em rotação com o Victoria and Albert Museum em Londres)
Paul Cézanne , The Big Trees e Montagne Sainte-Victoire
Jean Siméon Chardin , vaso de flores
John Constable , SNG The Vale of Dedham
Gerard David , Três Lendas de São Nicolau
Edgar Degas , Retrato de Diego Martelli
James Drummond , The Porteous Mob e A Lady Descending from a Sedan Chair. Estudo para a pintura The Porteous Mob [14]
Anthony van Dyck , A Família Lomellini
Thomas Gainsborough , Retrato da Sra. Mary Graham
Paul Gauguin , Visão após o Sermão
Hugo van der Goes , Retábulo da Trindade (emprestado da Royal Collection )
Francisco de Goya , El Medico
El Greco , São Jerônimo na Penitência
El Greco , Fábula
El Greco , Christ Blessing (O Salvador do Mundo)
Gavin Hamilton , Dawkins e Wood descobrindo as ruínas de Palmyra
Dominique Ingres , Mlle Albertine Hayard
Lorenzo Lotto , Madonna e o Menino com Santos
Claude Monet , Haystacks
Joseph Noel Paton , The Quarrel of Oberon and Titania
Giambattista Pittoni , São Jerônimo e Pedro de Alcântara
Nicolas Poussin , Os Sete Sacramentos
Sir Henry Raeburn , o reverendo Robert Walker Patinando em Duddingston Loch
Allan Ramsay , Margaret Lindsay
Raphael , Madonna Bridgewater
Rembrandt van Rijn , uma mulher na cama e autorretrato
Sir Joshua Reynolds , The Ladies Waldegrave
Pieter Jansz Saenredam , Grote Kerk, Haarlem
Georges Seurat , La Luzerne, St-Denis
John Singer Sargent , Lady Agnew de Lochnaw
Ticiano , Venus Anadyomene , Diana e Calisto , Diana e Actaeon , A Virgem e o Menino com São João Batista e um Santo Não Identificado e As Três Idades do Homem
Joseph Mallord William Turner , Somer Hill e a herança de 38 obras de Vaughan
Diego Velázquez , velha fritando ovos
Johannes Vermeer , Cristo na Casa de Marta e Maria
Antoine Watteau , Fêtes Vénitiennes
Outros artistas representados na coleção incluem:
David Allan
Francis Bacon
Federico Barocci
William Blake
David Young Cameron
Gustave Courbet
Aelbert Cuyp
Eugène Delacroix
Domenichino
Albrecht Dürer
William Dyce
Adam Elsheimer
John Emms [15]
Andrew Geddes
Vincent van Gogh
Guercino
James Guthrie
Frans Hals
Meindert Hobbema
Hans Holbein, o Jovem
Edward Atkinson Hornel
Robert Scott Lauder
Horatio McCulloch
William York Macgregor
William MacTaggart
Lorenzo Monaco
Berthe Morisot
John Phillip
Giovanni Battista Piranesi
Camille Pissarro
Robert Priseman
David Roberts
Peter Paul Rubens
George Sanders
William Strang
Tintoretto
Leonardo da Vinci
Sir David Wilkie
Francisco de Zurbarán
Fonte:en.m.wikipedia.org/wiki/Scottish_National_Gallery