Teixeira de Pascoaes
PASCOAES (TEIXEIRA DE) – Joaquim Pereira Teixeira de Vasconcelos, Amarante, 2.11.1877 – S. João de Gatão (Amarante), 14.12.1
algum tempo mas dedicou se sobretudo à poesia, deixando publicada uma obra literária vasta e importante (Sempre, 1898; Terra Proibida, 1899; Vida Eterna, 1906; As Sombras, 1907; Senhora da Noite, 1909; Maranus, 1911; O Saudosismo, 1912; Regresso ao Paraíso, 1912; Elegias, 1913; O Doido e a Morte, 1913; Verbo Escuro, 1914; A Arte de ser Português, 1915; Elegia do Amor, 1924; Sonetos, 1925; Painel, 1935; O Homem Universal, 1937; Versos Pobres, 1949; Últimos Versos, 1953. Dirigiu a revista A Águia, orgão do movimento “Renascença Portuguesa”.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Citacoes de Teixeira de Pascoaes
Se Deus não fosse um absurdo, quem lhe ligaria importância ou acreditaria nele?
O homem foge da sua sombra anterior para a sua luz futura.
homem só é verdadeiro quando se julga incógnito. Se tem de representar a sua pessoa, a arte absorve-o e desvia-o do seu próprio ser.
O homem é um castelo feito no ar. O que ele tem de não existente, é que lhe dá existência. O engano em que ele vive, é que lhe dá vida. Toda a realidade do seu corpo se firma na mentira da sua alma.
O Português é indeciso e inquieto, como as nuvens em que as suas montanhas se continuam e as ondas em que as suas campinas se prolongam.
O homem é feito de água. Seria uma estátua incolor e transparente, quase invisível, se não fosse a armação de pedra em que se firma e as várias imagens misteriosas reflectidas na sua superfície
O infinito é ele menos o metro em que avultamos; a eternidade é ela menos a hora em que vivemos.
O homem, antes de tudo, é poeta, por mais gordo ou adaptado à rotundidade planetária; e depois é pedagogo, aferidor de pesos e medidas, engenheiro, deputado e outras deformidades sociais.
O segredo da nossa vida moral não reside na etérea consciência, mas nas profundas da inconsciência, onde rastejam a dissimulação, a crueldade, o medo e outras virtudes adquiridas nos combates.
O que não aconteceu, nunca esteve para acontecer, e o que aconteceu, nunca esteve para não acontecer.
Todos os gestos de um homem visam a Humanidade.
Os animais são pessoas, como nós somos animais.
Deus não está nos preceitos da Moral.
O pecado é mais fecundo que a virtude.
Agir é construir, destruindo.
Não existimos mais que os nossos sonhos.